Editorial - O diferencial da Agroecologia frente às mudanças climáticas e aos desafios da COP 30
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v20i4.59065Palavras-chave:
Mudanças climáticas, COP30Resumo
A Agroecologia, como ciência transdisciplinar, prática social e movimento político , que se vale de disciplinas híbridas e processos de coprodução de conhecimento, para o exercício integrado de suas dimensões ecológica- técnico produtiva; social, cultural, econômica- de desenvolvimento local; e política- de transformação social, tendo a dimensão ética como relevante componente transversal às demais, é capaz de atuar em escalas espaciais que vão da parcela de produção agrícola ao globo, lançando mão de estratégias de transição que buscam alcançar patamares cada vez maiores de sustentabilidade ambiental, social, econômica e política...
Downloads
Referências
BRASIL. Primeira Carta do Presidente da COP30 Embaixador André Corrêa do Lago, Brasília, DF, março de 2025 (a) .https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/carta-da-presidencia-brasileira
________. Segunda Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, maio de 2025 (b). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/segunda-carta-da-presidencia-brasileira.
________. Terceira Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, maio de 2025 (c). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/terceira-carta-da-presidencia-brasileira.
________. Quarta Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, junho de 2025 (d). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencira/quarta-carta-da-presidencia-brasileira.
________. Quinta Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, agosto de 2025 (e). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/quinta-carta-da-presidencia-brasileira.
________. Sexta Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, agosto de 2025 (f). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/sexta-carta-da-presidencia-brasileira.
________. Sétima Carta da Presidência Brasileira, Brasília, DF, agosto de 2025 (g). Disponível em: https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/cartas-da-presidencia/setima-carta-da-presidencia-brasileira.
CALLE COLLADO, Ángel; ÁLVAREZ VISPO, Isabel Territorios que alimentan - Agroecología en 3C frente a sistemas alimentarios rotos. Icaria, Barcelona, 2024.
COIAB. Declaração Política dos Povos Indígenas da Bacia Amazônica e de todos os Biomas do Brasil para a COP30, Pré-COP. Brasília, junho de 2025.
LÓPEZ-GARCIA, Daniel et al.. What is transformative in participatory approaches to territorial agroecological transitions? A systematization of Five case studies in Spain. Agroecology and Sustainable Food Systems, v. 49, n. 7, p. 1177-1215, 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tatiana Deane de Abreu Sá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.










