AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALFACE AMERICANA (Lactuca sativa L.) EM FUNÇÃO DO MANEJO DO SOLO E ADUBAÇÃO COM RESÍDUOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i3.23398Palavras-chave:
Adubo orgânico, Cobertura morta, Esterco bovino, incorporaçãoResumo
O estudo teve o objetivo de avaliar a produção de alface americana Lucy Brown com adubação de resíduos de origem animal e vegetal. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram: esterco bovino curtido, esterco bovino fresco, composto orgânico, brotos de leucena e testemunha. Avaliou-se massa fresca total, massa fresca comercial, massa fresca descarte, massa seca total, massa seca comercial, massa seca descarte, comprimentos de raízes, peso fresco total e peso seco total das raízes. Os adubos composto orgânico, esterco fresco, esterco curtido e leucena, quando não incorporados, reduziram a produção da massa fresca comercial. Os adubos não influenciaram na produção de massa fresca total, massa fresca descartável, massa seca total, massa seca comercial, massa seca descartável, no peso fresco e nem no peso total das raízes. Os adubos feitos em cobertura e os incorporados não diferiram na produção e comprimento das raízes das alfaces.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.