CARACTERIZAÇÃO AGROECOLÓGICA DE SISTEMAS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ (EUTERPE SPP.) EM CARAUARI, NO MÉDIO RIO JURUÁ, ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23200Palavras-chave:
Inventário, Solo, Unidade de conservação, Projeto de assentamentoResumo
Em Carauari, a coleta extrativa e o cultivo do açaí (Euterpe spp.) resultam do manejo complexo de agroecossistemas que diferem em seus aspectos sociais e organizacionais. Para descrever os padrões de organização agroecológica desses diferentes agroecossistemas produtores de açaí, foram realizados levantamentos dendrométricos e edafológicos, para caracterização das estruturas das populações de Euterpe spp., suas distribuição e interação nos sistemas ambientais e sociais locais. Os levantamentos foram conduzidos em três territórios coletivos: Projeto de Assentamento Riozinho, na Reserva Extrativista Médio Juruá; e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari. Os açaizais ocorrem em ambiente de terra firme ou em áreas próximas de corpos d’água, sob a forma de floresta extrativa de E. precatoria ou de sistemas cultivados. Esses últimos podem ser monocultivos, consórcios entre as espécies Euterpe oleraceae e Euterpe precatoria, ou sistema agroflorestal com outras espécies de frutíferas e madeireiras, associadas ou não com a criação de animais. Esses agroecossistemas geram significados econômicos e culturais importantes, além de estruturarem as paisagens locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.