EXTRATIVISMO E GERAÇÃO DE RENDA DA MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.22898Palabras clave:
Conhecimento local, Extrativismo vegetal, Produtos florestais não madeireirosResumen
O extrativismo vegetal é uma prática frequente em regiões onde há espécies, potencialmente, úteis para a humanidade, devido ao seu caráter socioeconômico e cultural. Este estudo objetivou caracterizar o extrativismo da mangaba e avaliar o seu potencial de geração de renda no município de Nísia Floresta, RN. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com perguntas sobre o perfil socioeconômico, coleta, comercialização e conhecimentos etnobotânicos associados ao extrativismo da mangaba. Os informantes locais possuem conhecimentos relacionados à mangabeira, são dependentes de seus recursos e percebem a sua diminuição. A redução das áreas nativas, o acesso limitado aos locais de coleta e as dificuldades de comercialização são os principais desafios para o desenvolvimento da atividade na região. A atividade gera renda média familiar de R$ 3.314,08/anual, porém, necessita de estratégias que integrem a conservação dos recursos genéticos e culturais, como programas de capacitação organizacional e implantação de uma associação para valorizar o produto
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.










