Impactos ambientais da implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em unidades familiares do Distrito Federal.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.22871Palavras-chave:
AMBITEC, Produção Orgânica, Qualidade do solo, Tecnologia PAISResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos ambientais da implantação da tecnologia (PAIS) em unidades familiares no Distrito Federal. O estudo foi conduzido em 26 unidades, divididas em três grupos: Grupo A - em conformidade para produção orgânica; Grupo B - em processo de transição agroecológica; Grupo C - de subsistência. Para a coleta de dados utilizou-se o Sistema Produção Sustentável - AMBITEC AGRO, com dados de aspectos gerais, indicadores e variáveis da dimensão ambiental, que atribuíram a cada variável um valor que representou a alteração proporcionada pela implantação da tecnologia. A análise estatística incluiu o cálculo da Percentagem de Impacto Ambiental da Tecnologia (PIT), que reporta, de forma prática, o ganho percentual da tecnologia para cada unidade, e o teste de Wilconxon, identificando os indicadores mais significativos. Foi observado um progresso ambiental com a implantação da tecnologia, obtendo um PIT para o Grupo A de 24,8%, Grupo B de 21,3% e Grupo C de 17,3%, que contribuiu no aumento na qualidade do solo e redução do uso de insumos, impactando positivamente os três grupos avaliados
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.