Impactos ambientais da implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em unidades familiares do Distrito Federal.

Autores

  • Marcela Guzman Munoz Corpoica Colômbia
  • JOÃO PAULO GUIMARÃES SOARES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/EMBRAPA CERRADOS
  • Ana Maria Resende Junqueira UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Pedro Canuto Macedo Sales UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONEGÓCIOS

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.22871

Palavras-chave:

AMBITEC, Produção Orgânica, Qualidade do solo, Tecnologia PAIS

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos ambientais da implantação da tecnologia (PAIS) em unidades familiares no Distrito Federal. O estudo foi conduzido em 26 unidades, divididas em três grupos: Grupo A - em conformidade para produção orgânica; Grupo B - em processo de transição agroecológica; Grupo C - de subsistência. Para a coleta de dados utilizou-se o Sistema Produção Sustentável - AMBITEC AGRO, com dados de aspectos gerais, indicadores e variáveis da dimensão ambiental, que atribuíram a cada variável um valor que representou a alteração proporcionada pela implantação da tecnologia. A análise estatística incluiu o cálculo da Percentagem de Impacto Ambiental da Tecnologia (PIT), que reporta, de forma prática, o ganho percentual da tecnologia para cada unidade, e o teste de Wilconxon, identificando os indicadores mais significativos. Foi observado um progresso ambiental com a implantação da tecnologia, obtendo um PIT para o Grupo A de 24,8%, Grupo B de 21,3% e Grupo C de 17,3%, que contribuiu no aumento na qualidade do solo e redução do uso de insumos, impactando positivamente os três grupos avaliados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOÃO PAULO GUIMARÃES SOARES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/EMBRAPA CERRADOS

Zootecnista, doutor em Zootecnia, pesquisador da Embrapa Cerrados, Planaltina, DF

Ana Maria Resende Junqueira, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Graduação em Agronomia, pela Universidade de Brasília, Brasília - DF (1984). PhD em Produção Vegetal, pela University of Wales, Grã-Bretanha (1994). Pós-Doutorado em Gestão da Qualidade na Produção Agrícola, pela University of Queensland, Austrália (2006). Atua no ensino de Graduação em Agronomia e em duas Pós-graduações, Agronomia e Agronegócios.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)