NÚCLEOS DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E REDES
Palavras-chave:
Produção orgânica, Cooperação, AquiculturaResumo
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criada em 2009, com proposta de interiorização do ensino superior público e gratuito, e atua na promoção do desenvolvimento regional com base nos princípios da Agroecologia, da cooperação e da agricultura familiar. A UFFS possui seis câmpus, dentre eles o câmpus Laranjeiras do Sul, na região da Cantuquiriguaçu, estado do Paraná. Após oito anos de caminhada da UFFS, vários núcleos, programas e projetos foram organizados, elaborados e articulados, com objetivo de desenvolver tecnologias de produção de base ecológica, promover a cooperação, formar e capacitar em Agroecologia. O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu (NEA-Cantu), o Núcleo de Estudos em Aquicultura com enfoque agroecológico (AquaNEA), o Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) e o Núcleo de Estudos e Agroecologia e Soberania e Segurança Alimentar (NEA- KARU PORÃ) são vetores dessa atuação, trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo dessa sistematização foi reunir informações sobre a história de formação e articulação dos núcleos, programas e projetos da UFFS, indicando suas atuações e interconexões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.