CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA
Palavras-chave:
ensino sistêmico, transdisciplinaridade, ciência holísticaResumo
Esta narrativa conta a história de cinco anos e meio de construção da permacultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma), o que culminou na articulação de uma rede brasileira de núcleos de permacultura ligados às universidades. A sistematização adotada pelo NEPerma, conduzida por servidores, professores, técnicos e acadêmicos da UFSC buscou refletir e fortalecer sobre a experiência do Núcleo como um local livre ao pensamento sistêmico na universidade. O Núcleo favoreceu a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento por meio de ações de ensino, pesquisa-ação e extensão, que objetivam criar uma nova proposta de aprendizagem a partir da permacultura que leve a formação plena das pessoas. A caminhada de construção dessa nova ciência (permacultura), que já conta com mais de 40 anos, carece ainda da sensibilização e compreensão de grande parte dos atores da academia e, certamente, de uma nova lógica de formação e ensino para atender às emergentes demandas da sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.