CONECTANDO EXPERIÊNCIAS AGROECOLÓGICAS NO TERRITÓRIO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.49991Palavras-chave:
Agroecologia; sustentabilidade; sistematização de experiência.Resumo
O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Prof. José Antônio Costabeber da Universidade Federal de Santa Maria (NEA-UFSM) vem atuando desde 2012 na promoção da Agroecologia no Território Central do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NEA-UFSM está o monitoramento da sustentabilidade de oito agroecossistemas em transição agroecológica e, em meio a esse, foram realizadas as sistematizações das experiências dessas famílias, as quais possibilitaram a compreensão das dinâmicas sociais, ambientais e econômicas presentes em cada agroecossistema. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as sistematizações de experiências agroecológicas desenvolvidas pelo NEA-UFSM em conjunto com um grupo de agricultores e técnicos atuantes na região. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a qual possibilitou a compreensão das dinâmicas presentes na transição agroecológica no território em questão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.