Produção de sementes de Urochloa plantaginea (Link) R. Webster em populações exclusivas e na cultura do milho
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i4.49963Palavras-chave:
produção de sementes de invasoras, ontrole ecológico de daninhas, capim marmelada, capim-doceResumo
O papuã é importante como uma planta invasora e forrageira no Brasil. Para subsidiar estratégias deseu manejo, estudamos sua produção de sementes em populações exclusivas e infestando milho. Os experimentos foram conduzidos em Londrina, Brasil, repetidos por dois anos, em um Latossolo Vermelho, sob clima Cfa. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Infestando milho, os tratamentos foram períodos de zero, 20 (controle), 40, e 60 dias com controle de invasoras. Em população exclusiva, os tratamentos foram quatro datas de emergência. Infestando milho, a produção de sementes variou de 0,5 a 281,0 kg ha-1 e foi suficiente para perpetuar a infestação mesmo quando o rendimento do milho não foi afetado. Isso indica que a redução do rendimento da cultura é critério insuficiente para o sucesso no controle de invasoras. Em população exclusiva, a produção de sementes variou de 247,0 a 1905,7 kg ha-1, foi afetada pela interação do ano com a data de emergência e tendeu a decrescer nas emergências mais tardias. São discutidas as implicações da produção de sementes de papuã sobre seu aproveitamento como forragem e seu controle como invasora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 author
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.