AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE VILA RESSACA DA PEDREIRA, MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i1.23182Palavras-chave:
Produção orgânica, Fruticultura, Sistema agroflorestal, PronafResumo
A análise da adoção de políticas públicas para agricultura familiar em diferentes contextos socioeconômicos releva resultados relevantes para compreensão do desenvolvimento rural. Objetivou-se neste trabalho avaliar o nível de adoção, por parte dos agricultores familiares da comunidade Vila Ressaca da Pedreira, Macapá – AP, de políticas públicas voltadas para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar. Nós adotamos a aplicação de formulários semiestruturado, com questões relativas às principais políticas públicas implementadas no estado para um público total de 32 famílias de agricultores. Observou-se que 87,5%, 67,7% e 38,7% foram atendidas pelo serviço oficial de extensão rural e assistência técnica, programa de aquisição de alimentos e o programa nacional de alimentação escolar, respectivamente. Por outro lado, o programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, que é a principal política pública para a agricultura familiar, foi acessado por apenas 6,25% das famílias entrevistadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.