COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO NA PRÁTICA:
A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE CONSUMO RESPONSÁVEL JERIVÁ
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v17i2.23559Palavras-chave:
Agricultura familiar, Agroecologia, Circuitos curtos de comercialização, Economia SolidáriaResumo
Grupos de Consumo Responsável (GCR) buscam aproximar consumidores(as) e fornecedores(as), a fim de realizar a compra direta de produtos que estejam alinhados aos seus princípios. Em São Lourenço do Sul (RS), o GCR Jerivá vem, desde 2019, estreitando laços com a agricultura familiar de base agroecológica e com empreendimentos de economia solidária presentes na região sul do estado. A partir de bancos de dados gerados na presente pesquisa, foi possível estabelecer relações e aprendizados acerca da oferta e do consumo de produtos circulados no grupo. Após 18 meses, cerca de 25.846 produtos foram ofertados e desses, 5.059 foram consumidos – representando o montante de R$ 15.743,04. O presente estudo indica a existência de grande potencial de expansão do GCR, haja vista que menos de 20% é consumido em face de tudo aquilo que é ofertado no grupo. Apesar de inicial, o estudo demonstra que os GCR são uma importante alternativa de comercialização para a agricultura familiar.
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