INOVAÇÃO SOCIAL NA COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA FEIRA AGROUFAM NO CONTEXTO DA COVID-19 NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23317Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Produção Familiar, Economia Solidária, AmazonasResumo
A Feira AGROUFAM é um espaço de comercialização da produção de base familiar na Universidade Federal do Amazonas. Em detrimento da pandemia da COVID-19, todas as atividades presenciais na Universidade foram suspensas, incluindo a Feira. A estratégia consistiu na conversão da feira presencial em uma Feira Online, denominada “AGROUFAM em CASA”. Este trabalho tem como objetivo descrever essa inovação social na comercialização da produção da Feira, a partir de uma abordagem metodológica descritiva e análise documental. A Feira Virtual contribuiu para o isolamento social dos produtores familiares, devido às ações de prevenção à COVID-19 e para o sustento das famílias que dependem da venda dos produtos para subsistência. Houve adesão de 28,5% dos produtores familiares à Feira Virtual, com um volume de R$ 19.120,41 em vendas, em abril. No mês de maio, o volume de R$ 14.112,01, com destaque para os produtos orgânicos e agroecológicos. Ao final, pode-se inferir que a “AGROUFAM em CASA”, enquanto inovação social, diversificou os canais de comercialização, atraiu novos consumidores e ampliou mercados.
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