Produtores orgânicos e a sustentabilidade.

Autores

  • Marcelo Alexandre de Sá Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eder Borba Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vitória Augusta Braga de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49723

Palavras-chave:

Produção Orgânica, Sustentabilidade, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

O desenvolvimento socioeconômico e o acesso à informação e conhecimento despertaram os consumidores para importância da manutenção da saúde por meio de uma alimentação saudável e a promoção, de forma consciente, de processos produtivos sustentáveis. A conquista de uma vida longeva e produtiva aliada à produção baseada em princípios éticos é uma tendência que está refletindo no aumento da demanda por produtos orgânicos. Para entender o comportamento de produtores frente a essas mudanças realizou-se pesquisa com o objetivo de analisar a percepção de aspectos da sustentabilidade, na ótica de produtores orgânicos da região da Grande Florianópolis - SC. Para tanto, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados coletados em campo, por meio de entrevista semiestruturada aplicada a produtores orgânicos. A pesquisa evidenciou que na percepção dos produtores, os aspectos ambientais da sustentabilidade têm maior relevância. Ficou evidente também que aspectos econômicos, relacionados às exigências impostas pelo mercado e baixa valor pago aos produtores orgânicos têm se tornado um entrave para a expansão e sustentabilidade da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Sá, M. A. de, Gonçalves, E. B., Souza, V. A. B. de, & Lapolli, Édis M. (2014). Produtores orgânicos e a sustentabilidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(2), 84–97. https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49723

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.