Concepções e iniciativas agroecológicas no estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49685Palavras-chave:
desenvolvimento rural, transição agroecológic, construção do conhecimento agroecológicoResumo
Surge no mundo a demanda de pensar uma nova forma de desenvolvimento rural com enfoque sistêmico como se propõe a Agroecologia. Para isso, faz-se necessária a transição agroecológica guiada pela construção do conhecimento agroecológico. Este trabalho objetivou identificar iniciativas para a construção da Agroecologia desenvolvidas pelos diversos órgãos públicos e organizações não governamentais do meio rural no estado de Sergipe. Foram pesquisados dados por meio de entrevistas, consultas, acesso a publicações, além da participação em eventos. Diagnosticou-se a ausência de uma atuação com enfoque sistêmico compromissada com o desenvolvimento de agroecossistemas além de uma relação mais próxima entre as organizações de ensino, pesquisa e extensão que contribua na construção da Agroecologia no estado. Conclui-se que em Sergipe o processo de transição agroecológica ainda está se iniciando, visto a dimensão e consequente abrangência que têm tido os trabalhos encontrados neste estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.