Conteúdo de carbono orgânico total e lábil do solo em sistema agroecológico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i1.49474Palavras-chave:
Matéria orgânica, biomassa microbiana, decomposição, solo fumigado, composto orgânicoResumo
Em sistema de consórcio alface-cenoura submetido a doses crescentes de composto orgânico (0, 12, 24, 48 Mg ha-1) foram monitorados o carbono da biomassa microbiana do solo (CBM), carbono lábil de solo fumigado (CLF), não fumigado (CLNF), solo autoclavado (CLA) e carbono orgânico total (COT) na profundidade de 0-10 cm. Solo de pastagem e floresta adjacentes ao experimento foram usados como referência. Amostras de solo foram coletadas aos 8 dias antes da instalação, 0, 6, 60 e 114 dias após adubação. O CLF foi quem apresentou correlação mais consistente com o COT, atributo mais utilizado para detectar mudanças no conteúdo de matéria orgânica do solo. O aumento das doses de composto orgânico aumentou o conteúdo de CBM, CLF, CLNF, CLA e COT. A partir dos 60 dias após plantio, CBM e CLF apresentaram redução de seus níveis em função da qualidade do composto orgânico. Os solos de pastagem e floresta comportaram-se como contrastes, contendo menor e maior conteúdo de carbono do solo, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 author
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.