Controle alternativo de Mycosphaerella fragariae na cultura de morango orgânico (Fragaria vesca)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i2.49347Palavras-chave:
cavalinha, silício, morango, doenças fúngicas, preparados biodinâmicosResumo
A mancha das folhas ou micosferela causada pelo fungo Mycosphaerella fragariae é uma das mais severas e prejudiciais doenças na produção de morango. Este trabalho tem como objetivo a busca de alternativas viáveis e eficientes para o manejo ecológico da cultura de morango em pesquisa participativa desenvolvida no Sítio São José, Botucatu - SP, Brasil. O desenho experimental foi de blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos foram 1) Água; 2) Preparado de Equisetum arvense; 3) Preparado de Equisetum hyemale; 4) Preparado de Equisetum giganteum; 5) Preparado homeopático de Equisetum hyemale, D28); 6) Preparado biodinâmico 501; 7) Calda bordalesa, a 1%.Todos os tratamentos foram eficazes no controle de micosferela, em relação a água, mostrando sua efetividade contra esta doença. Os tratamentos com preparados de E. hyemalee biodinâmico 501 apresentaram menor número de manchas nas folhas em todas as avaliações realizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.