Um panorama da aqüicultura como alternativa sócio-econômica as comunidades tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i3.48929Palavras-chave:
aqüicultura, recursos costeiros, maricultura, pescaResumo
O rápido declínio dos recursos naturais disponíveis, indispensáveis à sobrevivência humana, produz efeitos negativos nas áreas social, ambiental e econômica. Declínio que leva ao deslocamento das populações tradicionais de seus territórios, em busca de fontes de renda alternativas capazes de garantir retorno econômico e sustento. A partir desse contexto, esse trabalho se propôs a descrever um cenário, através de vasta literatura disponível, de uma atividade que é recente no Brasil, mas com imenso potencial. Apresentando importantes aspectos que deverão ser abordados com maior atenção no futuro, se realmente a atividade for mais um instrumentos para melhoria das condições sócio-econômicas da população local, alívio da pressão sobre os estoques pesqueiros e incremento produtivo e renda
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.