Resistência de genótipos de bananeiras a Sigatoka Amarela sobcultivo orgânico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v2i3.48901Palavras-chave:
Mycosphaerella musicola, Pseudocercospora musae, Resistência, doença, manejoResumo
A banana é a principal fruta em volume e valor para a agricultura orgânica de Santa Catarina. Todavia, a Sigatoka Amarela representa um sério problema ao desenvolvimento desta cultura, provocando grandes perdas caso não sejam adotadas medidas de controle. Este experimento avaliou a resistência à Sigatoka Amarela de 21 genótipos de bananeira sob condições de cultivo orgânico, no Litoral Sul Catarinense. As variáveis índice de severidade da doença (ISD), primeira folha com sintoma (PFS) e número de folhas,foram avaliadas nos meses de fevereiro de 2004 a 2006. “Nam”, “Maçã Tropical”, “Figo Cinza”, “Thap Maeo”, “Pioneira” e “Figo” apresentaram diferenças significativas para ISD e PFS, e similares aos das cultivares resistentes. Não foram verificadas diferenças significativas para o número de folhas dos genótipos. Alta correlação (r = -0,72) foi observada entre as variáveis ISD e PFS. Os resultados obtidos no experimento indicam que a resistência dos genótipos sob sistema de cultivo orgânico é similar aos indicados no convencional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.