Anúncio publicitário de medicamento
discurso e ideologia
Palavras-chave:
discurso. gêneros do discurso. ideologia. anúncio de medicamento.Resumo
Neste trabalho realizamos uma reflexão, Ã luz da Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), sobre sentidos potencialmente ideológicos no gênero “anúncio publicitário de medicamento”. A partir da análise das categorias intertextualidade, interdiscursividade, avaliação e funções da fala nos textos “Intestino Irritável agora tem saída” (Revista Saúde, 2002, n. 224) e “Magra sem pesar no bolso” (Revista Viva Mais, 25 ag. 2006), discutimos a emergência de novas “tecnologias discursivas”. Isto é, de manipulações estratégicas da linguagem orientadas para projetos de dominação. As conclusões apontam que certos sentidos implícitos que circulam nos anúncios de medicamento podem sustentar ideologias naturalizadas, assim como instaurar anseios relacionados a saúde.
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