La configuración discursiva de efectos incitativos en rumores económicos
Palavras-chave:
rumor. dispositivo. potencial incitativo. efeitos. incerteza.Resumo
Este trabalho examina as propriedades significantes que caracterizam o rumor bursátil como discursividade incitativa orientada a desencadear operações econômicas entre os participantes do mercado. A partir do cliché da comunidade financeira internacional “comprar com o rumor e vender com a notícia”, esta pesquisa investiga as relações entre a “causalidade significante” (Boutaud e Verón, 2007) do rumor e a construção social da aposta no mercado. A hipótese central do trabalho é de que o potencial incitativo (PI) de um rumor bursátil não depende das reações psicológicas dos receptores numa instância de reconhecimento, mais ele encontra-se convencionada nas regras que configuram diferentes dispositivos enunciativos sobre a circulação dos enunciados-rumor. Os indícios que evidençiam relação com a presença gradual do PI no rumor bursátil são: o grau de sincronização deíctica entre as instâncias de produção e reconhecimento, e as modalidades de contato implicadas segundo a fase de circulação do enunciado-rumor.
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