Modalização em textos midiáticos

estratégias de construção de sentido

Autores

Palavras-chave:

enunciação. ato de linguagem. discurso.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar operações linguístico-discursivas, presentes em textos midiáticos ”“notícias e reportagens de jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e capas de revistas femininas dos séculos XIX, XX e XXI”“ com o fim de observar como a análise da emergência da subjetividade contribui para a compreensão de efeitos de sentido e a consequente construção dos ethé dos enunciadores. Como fundamentação teórica, serão utilizados conceitos de teorias da enunciação e princípios da Teoria Semiolinguística do Discurso, segundo a qual todo ato de linguagem se caracteriza como interenunciativo, é regido por um contrato de comunicação e é realizado sob determinadas condições. Por meio da descrição de três pesquisas, em andamento no Laboratório de pesquisa CIAD- Rio, e que fazem parte de um projeto maior integrado sobre análise de textos midiáticos, serão apresentados resultados parciais que apontam para a importância do reconhecimento da modalidade enunciativa em gêneros textuais considerados como atos de discurso.

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Biografia do Autor

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pertence ao Departamento de Letras Vernáculas. Atua na Pós Graduação em Letras Vernáculas, na linha de pesquisa Língua e Discurso, e é membro do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso). Desenvolve, atualmente, um projeto de pesquisa sobre modalidades e tipos de lexicalização em gêneros informativos, dentro do qual orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado. Tem vários trabalhos publicados nessa área de interesse.

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, atua também na Pós- Graduação em Letras Vernáculas; coordenadora do Projeto Integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso), que mantém convênio com Patrick Charaudeau, do CAD (Centre d´Analyse du Discours), em Acordo de Cooperação científica entre a UFRJ e a Universidade Paris 13. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre modalidades e enunciação na mídia jornalística impressa

Professora associada IV de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF); atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Teorias do texto do discurso e da interação”; é líder do Grupo de Pesquisa “Interação verbal, identidades e práticas discursivas”, sediado na UFF. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem/mídia; linguagem verbal/linguagem não verbal; linguagem e sociedade, interessando-se, sobretudo, pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais. Possui vários trabalhos publicados nessas áreas de interesse.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Lúcia Helena Martins, Maria Aparecida Lino, & Rosane Santos Mauro. (2020). Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido. RALED, 13(2), 41–62. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33384

Edição

Seção

Artigos