El investigador y el compromiso

Una cuestión de contrato comunicacional

Autores

  • Patrick Charaudeau

Palavras-chave:

contrato de comunicação. discurso crítico. interpretação. postura do pesquisador. papeis discursivos.

Resumo

Em um mundo no qual, como consequência do desenvolvimento das redes de comunicação, a palavra tende a se impor sem que se questione a legitimidade e a credibilidade do seu autor, torna-se crucial perguntar qual é o lugar que ocupa o pesquisador das Ciências Humanas e Sociais neste concerto mais ou menos ordenado de vozes. Essa situação leva às perguntas: Que é a análise crítica do discurso? Forma parte das Ciências Humanas e Sociais ou corresponde a uma corrente disciplinar particular? Que significa interpretar como atividade privilegiada nas Ciências Humanas e sociais? A interpretação deveria permanecer dentro do marco de uma disciplina ou deveria submeter-se a uma série de comparações interdisciplinares? Que papel discursivo assume o pesquisador que se enfrenta com o dever de transmitir o seu saber aos que não são especialistas e como fazê-lo sem confundi-los? E, por fim, quais são os posicionamentos possíveis do pesquisador com respeito a essas atividades? São essas as questões que se trata de responder aqui a partir do ponto de vista do autor, que se apoia em sua própria experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Charaudeau

Profesor Emérito de L’Université de Paris XIII e investigador en el laboratorio Communication et Politique del Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Su amplia investigación y sus numerosas publicaciones abarcan tres areas: el Análisis del Discurso, con propuestas acerca de los aspectos teóricos; los géneros discursivos y de la comunicación (en la política y en los medios) con propuestas relacionadas con los aspectos descriptivos; y, la identidad cultural, con trabajos de reflexión acerca de la identidad social, cultural y discursiva.

Referências

Aristote (1987). Organon IV. Paris: J. Vrion.

Boltanski, L. (2009). De la critique. Précis de sociologie de l’émancipation. Paris: Gallimard.

Bourdieu, P. (2001). Langage et pouvoir symbolique. Paris: Seuil.

Cassin, B. (Dir.) (2004). Vocabulaire européen des philosophes. Paris: Seuil.

Charaudeau, P. (Ed.) (2001). La télévision et la guerre. Déformation ou construction

de la réalité. Le conflit en Bosnie (1990-1994). Bruxelles: Ina-De Boeck.

Charaudeau, P. (2010). Pour une interdisciplinarité «focalisée» dans les sciences humaines et sociales. Questions de Communications 17:195-222.

Charaudeau, P. (2011). Que vaut la parole d’un chroniqueur à la télévision?

L’affaire Zemmour, comme symptôme d’une dérive de la parole médiatique. Réseaux 170: 135-161.

Charaudeau, P. (2012). Pour une interdisciplinarité focalisée. Réponses aux réactions. Questions de Communication 21: 171-206.

Charaudeau, P. (2013). La conquête du poivoir. Opinion, persuasion, valeurs, les discours d’ une nouvelle donne politique. Paris: L’Harmattan.

Chevalier Y. (1999). L’ “expert” Ã la televisión. Paris: CNRS-Éditions.

Durkheim, E. (1988). Les régles de la méthode sociologique. Paris: Flammarion.

Fleury, B. y Walter, J. (Dir.) (2008). Les médias et le conflit israélo-palestinien. Feux et contre-feux de la critique. Metz: Université Paul Verlaine.

Lemieux, C. (2000). Mauvaise presse. Paris: Métailié.

Platon (1966). La république. Paris: GF-Flammarion.

Remaux, O. y Schaub, J. F. (Ed.) (2012). Faire des sciences sociales 2. Comparer. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Ricœur, P. (1990). Entre herméneutique et sémiotique. Nouveaux Actes Sémiotiques 7: 1-45.

Spinoza, B. (2008). Traité de la réforme de l’entendement. Paris: Flammarion.

Weber, M. (2003). Le savant et le politique Paris: La Découverte.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Charaudeau, P. . (2020). El investigador y el compromiso: Una cuestión de contrato comunicacional. RALED, 14(1), 7–22. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33365

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.