Leitura de Barraco
a semente da leitura, o discurso e os movimentos do sujeito
Mots-clés :
leitura. discurso. biblioteca. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.Résumé
Inseridas no âmbito dos estudos sobre a socialização do conhecimento, a biblioteca e a perspectiva discursiva, que entende o gesto de ler como construção polissêmica de sentidos, as questões abordadas neste artigo têm como foco as concepções de leitura. Deste modo, apresenta algumas das maneiras possíveis de significar o gesto de ler, destacando aquelas fixadas pelo discurso pedagógico e as que são dadas pela Análise do Discurso francesa. Através da análise discursiva de depoimentos, colhidos em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra onde foi desenvolvido o projeto “Leitura de Barraco”, observamos a emergência de outros significados para a leitura, marcados por efeitos polissêmicos e fecundos sobre sementes, terras e colheitas.
Téléchargements
Références
CAMPELLO, B. S. (2002). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica.Belo Horizonte: Autêntica.
CAMPELLO, B. S. & Caldeira, P.T. (Orgs.). (2005). Introdução à s fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica.
CHARTIER, R. (1999). A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
CUEVAS CERVERÓ, A. (2007). La biblioteca escolar como centro de recursos para el aprendizaje (CRA), en A.Cuevas Cerveró. Lectura, alfabetización en información y biblioteca escolar, pp.163-188.Gijón: Trea.
FERREIRA, M. C. L. (2003). Nas trilhas do discurso: a propósito de leitura, sentidoe interpretação, en E. P. Orlandi (Org.). A leitura e os leitores. (2da.ed).Campinas: Pontes.
FRAGOSO, G. M. (1999). A biblioteca na escola .Dois pontos: teoria e prática naeducação. 4 (39), pp. 39-42. Recuperado em 20 agosto, 2007, de: http://geocities.yahoo.com.br/gra_fragoso/textos/bib_escolar.html.
(2)MANGUEL, A. (1997). Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras.
MILANESI, L. (2002). Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial.
ORLANDI, E. P. (1999). Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas:Pontes.
ORLANDI, E. P. (2003). A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso.(4ta.Ed). Campinas: Pontes.
ORLANDI, E. P. (2006). Análise de discurso, en E. P.Orlandi, S. Lagazzi-Rodrigues,(Orgs.). Introdução à s Ciências da Linguagem:discurso e textualidade.Campinas: Editora Pontes.
PACÃFICO, S. M R. (2002). Argumentação e autoria:o silenciamento do dizer. Tesede doutorado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
PÊCHEUX, M. (1982). Ler o arquivo hoje, en E. P. Orlandi (Org). Gestos de leitura.Campinas: Editora da Unicamp.
PFEIFFER, C. C. (2003). O leitor no contexto escolar, en E. P. Orlandi (Org.). A leitura e os leitores. (2da. Ed). Campinas: Pontes.ROMÃO, L. M. S. (2007). Na biblioteca: a voz dos alunos, en L. M. S. Romão &S. M R. Pacífico (Orgs). Leitura e escrita:no caminho das linguagens. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto.
ROMÃO, L. M. S., & Pacífico, S. M. R. (2006). Era uma vez uma outra história:leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL.
SILVA, E. T. (1986). Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Los/as autores/as conservan los derechos de autor/a y garantizan a RALED el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato.