Leitura de Barraco

a semente da leitura, o discurso e os movimentos do sujeito

Auteurs-es

Mots-clés :

leitura. discurso. biblioteca. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

Résumé

Inseridas no âmbito dos estudos sobre a socialização do conhecimento, a biblioteca e a perspectiva discursiva, que entende o gesto de ler como construção polissêmica de sentidos, as questões abordadas neste artigo têm como foco as concepções de leitura. Deste modo, apresenta algumas das maneiras possíveis de significar o gesto de ler, destacando aquelas fixadas pelo discurso pedagógico e as que são dadas pela Análise do Discurso francesa. Através da análise discursiva de depoimentos, colhidos em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra onde foi desenvolvido o projeto “Leitura de Barraco”, observamos a emergência de outros significados para a leitura, marcados por efeitos polissêmicos e fecundos sobre sementes, terras e colheitas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aluno do curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bolsista Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq).

Graduada em Ciências da Informação e da Documentação e aluna do Mestrado em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bolsista de Mestrado (FAPESP).

Profa. Dra. do Curso de Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista do CNPQ. (FFCLRP/USP). Docente da Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP e da Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Área do trabalho: Teoria e Análise Lingüísticas; Análise do Discurso

Références

CAMPELLO, B. S. (2002). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica.Belo Horizonte: Autêntica.

CAMPELLO, B. S. & Caldeira, P.T. (Orgs.). (2005). Introdução à s fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica.

CHARTIER, R. (1999). A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

CUEVAS CERVERÓ, A. (2007). La biblioteca escolar como centro de recursos para el aprendizaje (CRA), en A.Cuevas Cerveró. Lectura, alfabetización en información y biblioteca escolar, pp.163-188.Gijón: Trea.

FERREIRA, M. C. L. (2003). Nas trilhas do discurso: a propósito de leitura, sentidoe interpretação, en E. P. Orlandi (Org.). A leitura e os leitores. (2da.ed).Campinas: Pontes.

FRAGOSO, G. M. (1999). A biblioteca na escola .Dois pontos: teoria e prática naeducação. 4 (39), pp. 39-42. Recuperado em 20 agosto, 2007, de: http://geocities.yahoo.com.br/gra_fragoso/textos/bib_escolar.html.

(2)MANGUEL, A. (1997). Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras.

MILANESI, L. (2002). Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial.

ORLANDI, E. P. (1999). Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas:Pontes.

ORLANDI, E. P. (2003). A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso.(4ta.Ed). Campinas: Pontes.

ORLANDI, E. P. (2006). Análise de discurso, en E. P.Orlandi, S. Lagazzi-Rodrigues,(Orgs.). Introdução à s Ciências da Linguagem:discurso e textualidade.Campinas: Editora Pontes.

PACÃFICO, S. M R. (2002). Argumentação e autoria:o silenciamento do dizer. Tesede doutorado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

PÊCHEUX, M. (1982). Ler o arquivo hoje, en E. P. Orlandi (Org). Gestos de leitura.Campinas: Editora da Unicamp.

PFEIFFER, C. C. (2003). O leitor no contexto escolar, en E. P. Orlandi (Org.). A leitura e os leitores. (2da. Ed). Campinas: Pontes.ROMÃO, L. M. S. (2007). Na biblioteca: a voz dos alunos, en L. M. S. Romão &S. M R. Pacífico (Orgs). Leitura e escrita:no caminho das linguagens. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto.

ROMÃO, L. M. S., & Pacífico, S. M. R. (2006). Era uma vez uma outra história:leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL.

SILVA, E. T. (1986). Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Adenilson, Ludmila, & Lucíla Maria Sousa. (2020). Leitura de Barraco: a semente da leitura, o discurso e os movimentos do sujeito. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 7(2), 5–20. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33609

Numéro

Rubrique

Artículos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.