Discursos na atividade do professor
práticas de linguagem no e sobre o trabalho docente
Mots-clés :
ergologia. linguagem e trabalho. cenografia. ethos discursivo.Résumé
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a cenografia e o ethosdiscursivo, na situação de enunciação, de docentes entrevistados e integrantes do grupo focal pesquisado. A abordagem teórica é de base enunciativo-discursiva da linguagem com ênfase aos conceitos de cenografia e de ethos (Maingueneau 1997, 2001, 2008a, 2008b, 2010) mediante interface com a perspectiva ergológica (Schwartz 1997, 2002, 2010a, 2010b) e a linguagem no e sobre o trabalho (Nouroudine 2002, Souza-e-Silva, 2002). O corpus de pesquisa constituiu-se de entrevistas não estruturadas realizadas por meio da técnica de aplicação grupo focal, com professores do ensino fundamental de uma escola pública. As cenografias construídas nas práticas linguageiras dos docentes pesquisados revelam vários ethé como imagens de si: submisso, engajado, desmotivado, humanitário.
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