Redes sociais educacionais
ensino e memória no digital
Mots-clés :
análise de discurso. memória. discurso pedagógico. redes sociais. digital.Résumé
Este trabalho reflete sobre sentidos que circulam nas redes digitais, onde as discussões são (de)limitadas pelo uso das chamadas novas tecnologias na relação com o discurso pedagógico. Pela Análise de Discurso (Orlandi 2008), a proposta é analisar, no funcionamento da memória discursiva, movimentos de (des-re)territorialização do sujeito-professor filiado a redes sociais educacionais no contraponto com outras redes no digital. Para tanto, através das condições de produção do discurso pedagógico na chamada era da informação, este artigo verifica as posições de sujeitos, assumidas em redes, por meio de uma cartografia político-ideológica do espaço digital (Dias 2004). O professor cercado de propostas de compartilhamento do saber em rede filia-se a uma discursividade de obsolescência da escola e a uma formação discursiva que determina ideologicamente um revisionismo de suas práticas; assim, o ensino busca uma reconfiguração em sua formulação. Desse modo, conforme Orlandi (2008), este trabalho questiona até que ponto as (re)configurações não são apenas reiteração do mesmo.
Téléchargements
Références
Althusser, L. 1996. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. In S. Zizek. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto Editora.
Bressanin, J. A. 2012. Políticas de formação continuada de professores em Mato Grosso: uma análise discursiva do Programa Gestar. Campinas, SP. Tese (Doutorado em Linguística). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Costa, G. C. 2014. Sentidos de milícia: entre a lei e o crime. Campinas: Editora da Unicamp.
Dias, C. 2004. A Discursividade da Rede (de sentidos): a sala de bate-papo hiv. Campinas, SP. Tese (Doutorado em Linguística). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Dias, C. 2014. O Ensino, a Leitura e a Escrita: sobre conectividade e mobilidade. Entremeios: Revista de Estudos do Discurso 9, jul/2014. [Disponível em: http://www.entremeios.inf.br/published/198.pdf]. [Acceso em: 05/04/2014].
Henry, p. 2015. O Discurso não Funciona de Modo Isolado. http://www.unicamp.br/unicamp/ju/587/o-discurso-nao-funciona-de-modo-isolado]. [Acesso em: 12/12/2015].
Orlandi, E. 1996. Interpretação. autoria, leitura, efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes.
Orlandi, E. 2006. Análise de Discurso. In E. Orlandi y S. Lagazzi (org.) Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes.
Orlandi, E. 2007. Política Linguística no Brasil. Campinas: Pontes.
Orlandi, E. 2008. Discurso e Texto. Campinas: Pontes.
Orlandi, E. 2012. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes.
Pêcheux, M. 1990. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In F. Gadet y T. Hak (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp.
Pêcheux, M. 1999. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.
Pêcheux, M. 2010. Ler o arquivo hoje. Tradução Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. In E. Orlandi. Gestos de Leitura. Campinas: Editora da Unicamp.
Pêcheux, M. 2014. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp.
Pfeiffer, C. C. 2002. O lugar do conhecimento na escola: alunos e professores em busca de autorização. In Escrita, escritura, cidade (iii), pp. 1-33. Série Escritos, n.7. Campinas: Labeurb, Unicamp.
Silva, M. V. 2015. Escola. Enciclopédia Discursiva da Cidade ”“ Endici. Verbete. [Disponível em http://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete/view&id=46] [Acceso em: 15/12/2015].
Zoppi-Fontana, M. G. 1997. Cidadãos Modernos: discurso e representação política. Campinas: Editora da Unicamp.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Los/as autores/as conservan los derechos de autor/a y garantizan a RALED el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato.