Redes sociais educacionais

ensino e memória no digital

Autores

Palavras-chave:

análise de discurso. memória. discurso pedagógico. redes sociais. digital.

Resumo

Este trabalho reflete sobre sentidos que circulam nas redes digitais, onde as discussões são (de)limitadas pelo uso das chamadas novas tecnologias na relação com o discurso pedagógico. Pela Análise de Discurso (Orlandi 2008), a proposta é analisar, no funcionamento da memória discursiva, movimentos de (des-re)territorialização do sujeito-professor filiado a redes sociais educacionais no contraponto com outras redes no digital. Para tanto, através das condições de produção do discurso pedagógico na chamada era da informação, este artigo verifica as posições de sujeitos, assumidas em redes, por meio de uma cartografia político-ideológica do espaço digital (Dias 2004). O professor cercado de propostas de compartilhamento do saber em rede filia-se a uma discursividade de obsolescência da escola e a uma formação discursiva que determina ideologicamente um revisionismo de suas práticas; assim, o ensino busca uma reconfiguração em sua formulação. Desse modo, conforme Orlandi (2008), este trabalho questiona até que ponto as (re)configurações não são apenas reiteração do mesmo.

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Biografia do Autor

Doutoranda em Linguística pela Unicamp, atuando nas áreas de Análise de Discurso, Leitura, Educação e Tecnologia. Mestre pela Unicamp e graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens da Comunicação e da Arte, pela puc-pr e em História, Arte e Cultura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da rede pública estadual de ensino em Curitiba. Também lecionou Metodologia da Pesquisa, Leitura e produção de textos em curso de pós-graduação lato sensu. Além disso, foi colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - inep, no Sistema de Avaliação da Educação Básica - saeb.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Cidarley Grecco Fernandes. (2020). Redes sociais educacionais: ensino e memória no digital. RALED, 16(2), 24–44. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33237

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