TUDO SE TRANSFORMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Atividades investigativas. Transformações químicas. Contextualização.Resumo
Recentemente, houve um interesse renovado no ensino de Ciências por investigação. Nesse sentido, diversos estudos apontam a importância desse ensino na formação de alunos com o olhar mais crítico e científico sobre a realidade. Assim, este trabalho discute a importância do ensino por investigação e da contextualização no ensino de ciências, e tem como objetivo principal aguçar a percepção dos alunos sobre as transformações químicas presentes no cotidiano. Este trabalho propõe uma sequência didática, aplicando o método investigativo, para o ensino de transformações químicas voltada para estudantes do 7o ano do ensino fundamental II de uma escola do Distrito Federal. Para isso, utilizou-se uma sequência didática de duas aulas com momentos de exposição de situações problemas, discussão de hipóteses, sistematização do conhecimento e atividade final. A sequência didática foi toda desenvolvida de forma remota devido à pandemia da covid-19. Os resultados obtidos indicaram que a metodologia adotada proporcionou a aprendizagem significativa sobre o tema, incentivando que os alunos a expor argumentos, discutir hipóteses e compreender os principais conceitos acerca do conteúdo trabalhado. Como ponto de melhoria, os resultados apontam que, devido à grande generalidade do tema, percebeu-se que alguns alunos ainda apresentaram dificuldade em apreender os conceitos de forma científica, embora conseguissem distinguir as transformações químicas das físicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3, p. 291-313, dez., 2002.
BRITO, Liliane Oliveira de: FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n. 5, p. 462-479, 2018.
CAPECCHI, Maria Candida Varone de Moraes. Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para a implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 21-39.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para a implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação. Currículo em movimento do Distrito Federal. Brasília: Secretaria de Educação, 2018.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação. Projeto político pedagógico do CEF 412. 2020. Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2018/07/pppCEF-412-CRE-SAMAMBAIA.pdf Acesso em: 22 out. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LOPES, Alice Cassimiro. Reações químicas: fenômeno, transformação e representação. Química Nova na escola, n. 2, p. 7-9, nov. 1995.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1999.
MORTIMER, Eduardo Fleury; MIRANDA, Luciana Campos. Concepções dos estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola, n. 2, p. 23-26, nov. 1995
SILVA, Daniela Rodrigues da; PINO, José Cláudio del. Transformações químicas: as noções dos estudantes ao explicarem fatos de uma história. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 21, n. 1, p. 67-78, 2016.
SOUSA JÚNIOR, Isney Rodrigues de. Reflexões sobre o Ensino de Termoquímica no Ensino Médio a partir da análise de artigos da Química Nova na Escola. 167f. 2020. Dissertação (Mestrado - Programa de PósGraduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Campus Central, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2020.
ROSA, I. M. P. F. S.; SCHNETZLER, R. P. Sobre a importância do conceito de transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na escola, n. 8, p. 31- 35, nov. 1998.
WARTHA, E. J.; ALARIO, A. F. A contextualização no Ensino de Química através do Livro Didático. Química Nova na Escola, n.22, p. 42-47, 2005.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.67-80, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).