INVESTIGAÇÃO E TDIC NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA OFICINA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE VIDA, PIGMENTOS E DNA DE PLANTAS
Palavras-chave:
Oficina. Investigação. TDIC. DNA.Resumo
O método expositivo é sabidamente prevalente na educação básica no Brasil. Entretanto, há alternativas a essa abordagem, como as tecnologias da educação conhecidas como metodologias ativas, das quais o ensino por investigação é um exemplo. Diante do desafio mundial de distanciamento social consequente da pandemia de Covid-19, tornou-se realidade o ensino remoto ou híbrido, em caráter contingente e emergencial, o que representou dificuldades e oportunidades de refletir, implementar e avaliar o ensino por investigação no contexto da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Este trabalho é um relato de uma oficina assim inspirada, ocorrida no formato remoto, em ambiente Moodle e com o uso de TDIC, com a aplicação do método investigativo para o ensino do tema Vida: DNA e pigmentos, voltada para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental II e estudantes de Ensino Médio. A oficina se deu no formato de uma Sequência Didática com momentos de exposição de situações problema, realização de experimentos e relato e discussão dos resultados como sistematização. Ao final, observou-se que a metodologia empregada proporcionou aprendizagens efetivas acerca da relação entre vida e DNA, além de melhorias nas habilidades dos estudantes em colher, interpretar, analisar e ressignificar dados em processos instrucionais investigativos.
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