INVESTIGAÇÃO E TDIC NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA OFICINA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE VIDA, PIGMENTOS E DNA DE PLANTAS

Autores

  • Janaina Queiroz Bonfim Matsuo Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (Unidade Vasco)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Michelle Guitton Cotta Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Oficina. Investigação. TDIC. DNA.

Resumo

O método expositivo é sabidamente prevalente na educação básica no Brasil. Entretanto, há alternativas a essa abordagem, como as tecnologias da educação conhecidas como metodologias ativas, das quais o ensino por investigação é um exemplo. Diante do desafio mundial de distanciamento social consequente da pandemia de Covid-19, tornou-se realidade o ensino remoto ou híbrido, em caráter contingente e emergencial, o que representou dificuldades e oportunidades de refletir, implementar e avaliar o ensino por investigação no contexto da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Este trabalho é um relato de uma oficina assim inspirada, ocorrida no formato remoto, em ambiente Moodle e com o uso de TDIC, com a aplicação do método investigativo para o ensino do tema Vida: DNA e pigmentos, voltada para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental II e estudantes de Ensino Médio. A oficina se deu no formato de uma Sequência Didática com momentos de exposição de situações problema, realização de experimentos e relato e discussão dos resultados como sistematização. Ao final, observou-se que a metodologia empregada proporcionou aprendizagens efetivas acerca da relação entre vida e DNA, além de melhorias nas habilidades dos estudantes em colher, interpretar, analisar e ressignificar dados em processos instrucionais investigativos.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

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Publicado

2021-10-12

Como Citar

Bonfim Matsuo, J. Q. ., Silva Filho, O. L. da, Ferreira, M. ., & Guitton Cotta, M. . (2021). INVESTIGAÇÃO E TDIC NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA OFICINA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE VIDA, PIGMENTOS E DNA DE PLANTAS. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 7(2), 164–181. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/40365

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