ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA E DA LUA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ciências. Ensino Fundamental. Atividades investigativas. Movimentos da Terra. Movimentos da Lua.Resumo
O aprendizado da disciplina de Ciências na educação básica, especialmente no Ensino Fundamental II, das escolas públicas, tem apresentado deficiências, como demonstrado nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Esse déficit bo letramento científico tem sido refletido em teorias e em estudos já realizados como também na prática pedagógica dos professores dessa disciplina (COSTA; FERREIRA, 2021; FIALHO; MENDONÇA, 2020). Por isso, este estudo objetiva promover atividades investigativas com alunos do ensino fundamental, com ênfase nos Movimentos da Terra e da Lua. A escolha por esse conteúdo se deve a sua aplicabilidade no contexto sociocultural dos alunos e as diversas possibilidades de investigação nas práticas didático-pedagógicas, além de sua relevância científica. Metodologicamente, é ume estudo de abordagem qualitativa com aplicação de estudo de caso (GIL, 2002), utilizando pesquisa documental e bibliográfica, bem como formulários eletrônicos aplicados com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do entorno do Distrito Federal após a realização de uma sequência didática. A fundamentação teórica acolhe estudos sobre o tema das fases da lua em aplicações pedagógicas (MARTINS; LANGHI, 2012; PASCHINI NETO; TOMMASIELLO, 2017; PORTO; PORTO, 2018; SILVA, 2021) e a perspectiva do método investigativo (MOREIRA, 1999) e do método de problematização para o ensino de ciência (SILVA; DELIZOICOV, 2018). Como resultado, este estudo, a partir dos dados coletados pelos formulários em duas turmas do 8º ano, corrobora os resultados do PISA de 2018 (BRASIL, 2019), considerando que houve um decrescimento do desempenho dos alunos em decorrência da defasagem na aprendizagem consequente da ausência de aulas presenciais durante a pandemia de covid-19.
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