ENTOMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Palavras-chave:
Educação. Ensino Fundamental. Ciências. Entomologia. Fotografia.Resumo
O ensino de entomologia é importante para a formação de ciências no ensino fundamental, pois esse componente curricular, além de destacar a vida e a morfologia dos insetos, enfatiza a consciência ambiental e a relação do homem com o meio ambiente. Há diversas formas e recursos para o ensino sobre os insetos. Dentre eles, existe a metodologia do ensino investigativo, a qual visa a atuação do aluno de forma ativa durante a construção do conhecimento, formando cidadãos críticos capazes observar problemas e formular hipóteses. Partindo dessa abordagem, fez-se o planejamento de uma sequência didática que objetivou o ensino investigativo por meio de uma atividade de pesquisa em campo com o uso da fotografia para identificar e compreender os insetos. O planejamento da sequência didática foi dividida em três partes, a saber: (i) aula introdutória; (ii) atividade investigativa; (iii) discussão dos conteúdos e fechamento do núcleo disciplinar de aprendizagem. A sequência didática planejada foi aplicada em uma oficina pedagógica oferecida na plataforma da UnB através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo que foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, dois questionários – um aplicado antes da sequência e outro depois da realização da atividade investigativa. Como resultados, os questionários possibilitaram verificar o nível de aprendizagem adquirido com a aplicação da sequência didática e apontaram a eficiência do plano de ensino aplicado, considerando, como aspecto positivo, o aumento do nível de aprendizagem e, como aspecto de melhoria, a baixa adesão dos estudantes à atividade, em virtude do contexto de ensino remoto e pandemia de covid-19.
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