TUDO SE TRANSFORMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Atividades investigativas. Transformações químicas. Contextualização.

Resumo

Recentemente, houve um interesse renovado no ensino de Ciências por investigação. Nesse sentido, diversos estudos apontam a importância desse ensino na formação de alunos com o olhar mais crítico e científico sobre a realidade. Assim, este trabalho discute a importância do ensino por investigação e da contextualização no ensino de ciências, e tem como objetivo principal aguçar a percepção dos alunos sobre as transformações químicas presentes no cotidiano. Este trabalho propõe uma sequência didática, aplicando o método investigativo, para o ensino de transformações químicas voltada para estudantes do 7o ano do ensino fundamental II de uma escola do Distrito Federal. Para isso, utilizou-se uma sequência didática de duas aulas com momentos de exposição de situações problemas, discussão de hipóteses, sistematização do conhecimento e atividade final. A sequência didática foi toda desenvolvida de forma remota devido à pandemia da covid-19. Os resultados obtidos indicaram que a metodologia adotada proporcionou a aprendizagem significativa sobre o tema, incentivando que os alunos a expor argumentos, discutir hipóteses e compreender os principais conceitos acerca do conteúdo trabalhado. Como ponto de melhoria, os resultados apontam que, devido à grande generalidade do tema, percebeu-se que alguns alunos ainda apresentaram dificuldade em apreender os conceitos de forma científica, embora conseguissem distinguir as transformações químicas das físicas.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Peres de Melo, A., Martins Costa, M. R., Ferreira, M., Oliveira Portugal, K., & Silva Filho, O. L. da. (2022). TUDO SE TRANSFORMA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS . Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 269–286. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42935

Edição

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Ciência é 10!

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