USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS E EXPERIMENTOS NA DOCÊNCIA: Conservação da energia mecânica e colisões mecânicas
Palavras-chave:
Experimentação. Simulação virtual. Aprendizagem significativa.Resumo
Este trabalho descreve e analisa, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, as atividades realizadas na turma 1° D do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O local de realização foi no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia, no período de 04/09/2019 a 30/10/2019. Nesse período, foram ministradas oito encontros semanais de duas horas-aula cada, sendo um de prática laboratorial. Esse estágio concerne a realização do programa Residência Pedagógica, que oportunizou aos alunos residentes experiências e aprendizados para a carreira docente. O conteúdo ministrado foi trabalho de uma força, energia mecânica e sua conservação, quantidade de movimento e colisões mecânicas e as ferramentas metodológicas utilizaram-se de experimentos e simulações virtuais no ensino de física. Como resultado, verificou-se que os alunos demonstraram maior interesse e espontaneidade no decorrer das aulas, indicando estarem mais descontraídos, confortáveis, sem constrangimento e sem formalidades no ambiente de sala de aula.
Downloads
Referências
ALISON, Rosane Brum; LEITE, Álvaro Emílio. Possibilidades e dificuldades do uso da experimentação no ensino da física. Cadernos Pde, Paraná, v. 1, n. 1, p.8-8, jan. 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/
producoes_pde/2016/2016_artigo_fis_utfpr_rosanebrumalison.pdf>. Acesso em: 23 set. 2019.
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do phet. Física na Escola, S/l, v. 11, n. 1, p.27-31, abr. 2010. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.
BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/educacaobasica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 12 jun. 2019.
DOCA, Ricardo Helou; BISCUOLA, Gualter José; BÔAS, Newton Villas. Física 1: Mecânica. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. 19 p.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física. São Paulo, Ática, 2012. INSTITUTO federal catarinense campus Concórdia (Brasil) (Org.). Projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. 2016. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br>. Acesso em: 12 jun. 2019;
LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da; ALVARENGA, Beatriz Gonçalves de. Curso de física. v.1. 6. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
MACÊDO, Josué Antunes de; DICKMAN, Adriana Gomes; ANDRADE, Isabela Silva Faleiro de. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v.29, n. 1, p. 562- 613, set. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/2175-7941.2012v29nesp1p562/22936>. Acesso em: 19 nov. 2019.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
PIRES JÚNIOR, Ecílio Oliveira. A utilização de simulações virtuais no processo de ensinoaprendizagem de Física. João Pessoa: UEPB, 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5406/1/PDF%20%20Ec%C3%ADlio%20Oliveira%20Pires%20J%
C3%BAnior.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2019.
RAMALHO, Francisco Junior; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os fundamentos da Física. São Paulo, Moderna, 2009.
SÉRÉ, Marie-Geneviève; COELHO, Suzana Maria; NUNES, António Dias. O papel da Experimentação no ensino da Física. Caderno Brasileiro do Ensino da Física, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p.30-42, abr. 2003. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/
article/viewFile/6560/6046>. Acesso em: 02 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).