UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O EFEITO ESTUFA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Emmelle Neris Ciência é 10, Universidade de Brasilia
  • Darlan Quinta de Brito Ciência é 10, Universidade de Brasília
  • Carla Neves do Nascimento Ciência é 10, Universidade de Brasília
  • Gabriela Gonzaga Cher Ciência é 10, Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental. Efeito Estufa.

Resumo

Este artigo analisa a aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre Efeito Estufa, visando tornar os estudantes protagonistas na construção do conhecimento científico e o professor mediador desse percurso até a alfabetização científica, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. A sequência de ensino por investigação (SEI), composta por duas aulas, foi realizada nas aulas de Ciências do 9º ano, de uma escola pública, localizada em Ceilândia (Distrito Federal). Devido à pandemia Covid-19, as aulas investigativas ocorreram em ensino remoto e a aplicação da SEI foi feita com o auxílio de ferramentas digitais e a abordagem foi qualitativa do tipo translacional. A fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino por investigação se baseou em Carvalho, Zompero e Laburú. A aplicação desta SEI nas aulas de Ciência atingiu plenamente os seus objetivos ao proporcionar a compreensão e a conscientização das mudanças climáticas pelos estudantes, e direcionar mudanças atitudinais individuais e coletivas que contribuem na diminuição dos gases do efeito estufa.

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Neris, E., Quinta de Brito, D., Neves do Nascimento, C., & Gonzaga Cher, G. (2022). UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O EFEITO ESTUFA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 163–179. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42278

Edição

Seção

Ciência é 10!

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