A FORMA DA TERRA: UM PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE AS EVIDÊNCIAS DA ESFERICIDADE DA TERRA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Astronomia. Terraplanismo. Ensino por investigação. Ensino Fundamental IIResumo
As crescentes narrativas anticiência têm se propagado em diferentes meios. O terraplanismo, uma dessas narrativas, é um movimento conspiratório e negacionista que tem se difundido em ambientes virtuais e possui como principais características a negação à ciência e o ataque ao ensino de ciências. A BNCC e o currículo do Distrito Federal prevêem o estudo da forma da Terra e das evidências científicas que corroboram a sua forma geóide no ensino fundamental. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a aplicação de uma sequência de ensino investigativo com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal com o objetivo de investigar as evidências da forma da Terra e ilustrá-las por meio da elaboração de modelos didáticos. Embora a maior parte dos estudantes (80%) considere o formato esférico da Terra, a maioria não conseguiu justificá-la (65%) antes da sequência investigativa. Apesar das limitações decorrentes da pandemia de Covid-19 no contexto escolar, os estudantes produziram modelos didáticos com materiais de fácil acesso para ilustrar as evidências científicas da forma da Terra investigadas e discutidas previamente na aula e foram capazes de identificar as evidências da forma geóide do planeta e as incoerências do terraplanismo. Portanto, a sequência de ensino investigativo proposta mostrou ser uma importante estratégia didática para investigar a forma da Terra no ambiente escolar por meio do desenvolvimento de práticas argumentativas que desconstruam o negacionismo científico, minimizando seus danos à sociedade como prática social final.
Palavras-chave: Astronomia. Terraplanismo. Ensino por investigação. Ensino Fundamental II
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