A PRÁTICA EXPERIMENTAL: EXTRAÇÃO DE DNA APLICADA AO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Ciência. Ensino investigativo. Ensino de química. Experimentação.Resumo
Neste trabalho, foi realizada uma análise da aplicação de uma atividade de investigação (AI) sobre genética a estudantes do ensino médio. A atividade experimental consistiu na extração da molécula de Ácido Desoxirribonucleico (DNA), visto que esse é um tema complexo e que gera muitas dúvidas aos estudantes. Com o auxílio de métodos inovadores que despertam a curiosidade e instigam ao conhecimento, a AI foi aplicada a 60 estudantes de uma Escola Estadual, situada na região periférica de Goiânia (GO). O procedimento metodológico baseou-se em cinco etapas: inicialmente, a apresentação da proposta com a realização de um teste Kahoot, onde foi diagnosticado o conhecimento prévio dos alunos; a partir das questões levantadas, em um segundo momento, ocorreu a reflexão e discussão da temática; posteriormente, foi realizada a extração de DNA com o vegetal escolhido, demonstrando os procedimentos e as inúmeras possibilidades de estudo aos alunos; e o momento de contextualização; Para finalizar a sequência investigativa, foi aplicado um formulário com as questões principais envolvidas na extração do DNA. Conclui-se que a metodologia aplicada proporcionou um ensino mais participativo e significativo aos alunos, no entanto mais estudos e aplicações com diferentes abordagens e com recursos de baixo custo são necessários, considerando a falta de apropriação de conhecimentos básicos de genética para a grande maioria dos alunos, principalmente na rede pública de ensino.
Palavras-chave: atividade de investigação, ensino de Ciências, Genética.
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