UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O EFEITO ESTUFA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Ensino de Ciências por Investigação. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental. Efeito Estufa.Résumé
Este artigo analisa a aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre Efeito Estufa, visando tornar os estudantes protagonistas na construção do conhecimento científico e o professor mediador desse percurso até a alfabetização científica, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. A sequência de ensino por investigação (SEI), composta por duas aulas, foi realizada nas aulas de Ciências do 9º ano, de uma escola pública, localizada em Ceilândia (Distrito Federal). Devido à pandemia Covid-19, as aulas investigativas ocorreram em ensino remoto e a aplicação da SEI foi feita com o auxílio de ferramentas digitais e a abordagem foi qualitativa do tipo translacional. A fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino por investigação se baseou em Carvalho, Zompero e Laburú. A aplicação desta SEI nas aulas de Ciência atingiu plenamente os seus objetivos ao proporcionar a compreensão e a conscientização das mudanças climáticas pelos estudantes, e direcionar mudanças atitudinais individuais e coletivas que contribuem na diminuição dos gases do efeito estufa.
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