INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO BLOQUEAR UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA?

Autores

  • Joelice Francisco Maia Universidade de Brasília- UnB
  • Henrique Cesar Estevan Ballestero Ciência é 10, Universidade de Brasília
  • Alessandra Ferreira Albernaz Instituto de Física, Universidade de Brasília
  • Carla Neves do Nascimento Ciência é 10, Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por investigação. Método investigativo. Teoria e prática pedagógica. Ondas eletromagnéticas.

Resumo

A presente pesquisa refere-se à teoria e à prática do ensino por investigação, e tem como temática as ondas eletromagnéticas. A metodologia foi aplicada por meio de aulas investigativas de Física que tratavam do conteúdo ondas eletromagnéticas, com atividades experimentais no Moodle da UnB (Oficina), e o público-alvo foram os alunos da 1$^a$, 2$^a$ e 3$^a$ série do Ensino Médio de diversas escolas públicas do estado de Goiás. Esta aplicação teve como objetivo aperfeiçoar a prática pedagógica, possibilitando melhorar o desempenho no ensino-aprendizagem do discente. Para isso, foi realizado uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de natureza aplicada e de caráter exploratório. Concluímos que as atividades investigativas favorecem a construção de uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes do ensino médio em torno do assunto ondas eletromagnéticas, assunto esse presente em seu dia a dia. A fundamentação teórica foi baseada nos pressupostos de Carvalho (2013, 2018) no aspecto da abordagem por investigação, e David Ausubel com os seus fundamentos teóricos e metodológicos da prática pedagógica, e da aprendizagem significativa dos alunos.

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Referências

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Francisco Maia, J., Estevan Ballestero , H. C. ., Ferreira Albernaz , A. ., & Neves do Nascimento , C. . (2022). INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMO BLOQUEAR UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA?. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 150–162. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42289

Edição

Seção

Ciência é 10!

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