UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O EFEITO ESTUFA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Ensino de Ciências por Investigação. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental. Efeito Estufa.Resumen
Este artigo analisa a aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre Efeito Estufa, visando tornar os estudantes protagonistas na construção do conhecimento científico e o professor mediador desse percurso até a alfabetização científica, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular. A sequência de ensino por investigação (SEI), composta por duas aulas, foi realizada nas aulas de Ciências do 9º ano, de uma escola pública, localizada em Ceilândia (Distrito Federal). Devido à pandemia Covid-19, as aulas investigativas ocorreram em ensino remoto e a aplicação da SEI foi feita com o auxílio de ferramentas digitais e a abordagem foi qualitativa do tipo translacional. A fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino por investigação se baseou em Carvalho, Zompero e Laburú. A aplicação desta SEI nas aulas de Ciência atingiu plenamente os seus objetivos ao proporcionar a compreensão e a conscientização das mudanças climáticas pelos estudantes, e direcionar mudanças atitudinais individuais e coletivas que contribuem na diminuição dos gases do efeito estufa.
Descargas
Citas
A FÍSICA por trás das mudanças climáticas. Scientific American Brasil, 2020. Disponível em: https://sciam.com.br/a-fisica-por-tras-das-mudancas-climaticas. Acesso em: 27 nov. 2021.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BORGES, A. T. Novos Rumos para o laboratório escolar de ciências. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002. Disponível em: http://c10.unb.br/c10/pluginfile.php/12294/mod_resource/content/1/Texto%20Atividade%203.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Ensino Fundamental. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 20 out. 2021.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. L.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852/3040. Acesso em: 30 maio 2021.
LUNARDI, L.; RAKOSKI, M. C.; FORIGO, F. M. (orgs). Ferramentas Digitais para o Ensino de Ciências da Natureza. Bagé, RS: Faith, 2021.
MOREIRA, M. A. O que é Aprendizagem Significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2020. Aceito para publicação, Qurriculum, La
Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360260580/Oque-e-afinal-aprendizagem-significativa-pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-
pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
NELLES, D.; SERRER, C. Mudança Climática: os fatos como você nunca viram antes. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 40-61.
SENNA et al. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em “salas sem paredes”. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
ZOMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas para as aulas de ciências: um diálogo com a teoria de aprendizagem significativa. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).