CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:
UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Mots-clés :
Escrita Científica. Educação profissional e tecnológica. Semana universitária. Popularização da ciência. Curso on-line.Résumé
Este estudo descreve a implementação de um curso de escrita científica realizado pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília durante a Semana Universitária entre 2020 e 2023. O curso, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, teve início durante a pandemia, atendendo à demanda acadêmica na redação de textos científicos. Com abordagem remota, desdobrou tópicos como estruturação do texto científico, ética acadêmica e pesquisa, sendo disponibilizado também para a comunidade em geral, com participantes de diferentes regiões do Brasil e países lusófonos. Realizado via plataforma on-line, o curso apresentou taxa de aprovação superior a 50% em todas as edições, contrariando a média de evasão elevada durante a semana universitária. Esse êxito reflete-se na popularização do discurso científico por meio da didatização dos conteúdos, acesso flexível às tecnologias digitais e avaliações adequadas. Esta experiência contribuiu para a difusão das normas técnicas na redação científica, promovendo a melhoria da qualidade dos textos acadêmicos na comunidade profissional e tecnológica de física.
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Références
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