CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:

UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Marcello Ferreira UnB
  • Marcos Rogério Martins Costa Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo/Universidade de Brasília /Escrita com Ciência https://orcid.org/0000-0002-4627-9989
  • Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira Escrita com Ciência
  • Demétrio Antonio da Silva Filho UnB
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho UNB
  • Khalil Oliveira Portugal UNB
  • Deise Mazzarella Goulart Ferreira UNB
  • Antonio Marques dos Santos IFRN

Palavras-chave:

Escrita Científica. Educação profissional e tecnológica. Semana universitária. Popularização da ciência. Curso on-line.

Resumo

Este estudo descreve a implementação de um curso de escrita científica realizado pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília durante a Semana Universitária entre 2020 e 2023. O curso, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, teve início durante a pandemia, atendendo à demanda acadêmica na redação de textos científicos. Com abordagem remota, desdobrou tópicos como estruturação do texto científico, ética acadêmica e pesquisa, sendo disponibilizado também para a comunidade em geral, com participantes de diferentes regiões do Brasil e países lusófonos. Realizado via plataforma on-line, o curso apresentou taxa de aprovação superior a 50% em todas as edições, contrariando a média de evasão elevada durante a semana universitária. Esse êxito reflete-se na popularização do discurso científico por meio da didatização dos conteúdos, acesso flexível às tecnologias digitais e avaliações adequadas. Esta experiência contribuiu para a difusão das normas técnicas na redação científica, promovendo a melhoria da qualidade dos textos acadêmicos na comunidade profissional e tecnológica de física.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, UnB

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília. marcellof@unb.br

Marcos Rogério Martins Costa, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo/Universidade de Brasília /Escrita com Ciência

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral Universidade de São Paulo (USP); graduado em Letras (Português/Linguística) pela mesma instituição e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua, atualmente, como Professor no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e na Equipe Multidisciplinar do Centro de Educação a Distância da UnB. É escritor imortal da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira, Escrita com Ciência

Escrita com Ciência, Brasília, Distrito Federal. gadelha.erika01@gmail.com

Demétrio Antonio da Silva Filho, UnB

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília. dasf.all@gmail.com 

Olavo Leopoldino da Silva Filho, UNB

Doutor em Física pela Universidade de Brasília. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

 

Khalil Oliveira Portugal, UNB

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

Deise Mazzarella Goulart Ferreira, UNB

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Administradora no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Ferreira, M., Costa, M. R. M., Cerqueira, Érika N. G. M., Silva Filho, D. A. da, Silva Filho, O. L. da, Portugal, K. O., … dos Santos, A. M. (2024). CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 9(1), 27–40. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/53304

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