PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino por investigação. Ensino de Física. Termologia.

Resumo

O trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) acerca dos processos de transmissão do calor, direcionada a estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Divino Bernardo Gomes (Alto Horizonte-GO) e realizada em setembro de 2021. No contexto de pandemia da COVID-19, a SEI foi organizada em três momentos na modalidade remota: (i) levantamento de conhecimentos prévios, (ii) execução de experimentos e (iii) socialização dos resultados encontrados. Com essa organização, os estudantes romperam a dependência do professor e elaboraram as conclusões durante a realização de análise dos experimentos. Apesar das limitações do ensino remoto, o estudo constatou impactos positivos da SEI na aprendizagem dos estudantes, dentre os quais pode-se citar um aumento relevante de respostas satisfatórias em relação aos conceitos de calor e temperatura quando comparadas às respostas do levantamento prévio das questões problema e a apropriação do conceito de transmissão do calor em situações diversas. Recomenda-se trabalhar no refinamento do problema central da SEI em novas aplicações, com o uso de estratégias diferenciadas para alcançar mais estudantes, especialmente no ensino presencial com o distanciamento social.

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Carlos dos Santos, O., Ferreira, M. ., Quinta de Brito, D. ., Leopoldino da Silva Filho, O., Martins Costa, M. R., & Oliveira Portugal, K. (2022). PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 287–308. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42257

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Ciência é 10!

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