ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EDUCACIONAL MODELLUS
Palabras clave:
Aprendizagem significativa. Conservação da Energia Mecânica. Software Educacional Modellus.Resumen
Este trabalho relata as atividades realizadas na residência pedagógica com a turma 1A do 1o no do ensino médio do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do instituto federal catarinense (IFC) – campus concórdia. A teoria utilizada foi a da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para embasar as atividades concernentes à Residência Pedagógica, tendo como metodologia a experimentação computacional e o tema da oficina didática a Conservação da Energia Mecânica. Desse modo, o objetivo era contribuir para a aprendizagem dos alunos com o Software educacional Modellus, proporcionando aos alunos o trabalho em duplas no laboratório de informática da instituição, para que estes manuseassem o programa e respondessem às atividades elaboradas. Tendo como resultado nos alunos a demonstração de mais interesse e facilidade na compreensão do conteúdo com a visualização dos fenômenos físicos.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. E. Simulação e modelagem computacional com o software Modellus: aplicações práticas para o ensino de Física. São Paulo 2016: Editora Livraria da Física. Disponível em: <http://mnpef.blumenau.ufsc.br/files/2017/05/protectunhboxvoidb@xbgroup
def{Modellus}letfuturelet@let@tokenletdef,.{,.}def{,}skip@lastskipunskip@@italiccorrhskipskip@def{aftergroupfuturelet@let@tokenletdef,.{,.}def{,}skip@lastskipunskip@@italiccorrhskipskip@}def{nocorr}defreserved@b{M}defunskipreserved@e{reserved@
frelax}protectpenalty@Mhfilprotectpenalty-@M{}letitshapeModellusegroup_Andrade.pdf> Acesso em: 15 set 2019.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 12 jun. 2019.
FALZETTA, R. Residência pedagógica: o que é isso. 2017. Disponível em: <https://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/residencia-pedagogica-o-que-e-isso.html>. Acesso em 12 jun. 2019.
MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Belo Horizonte, v.28, n. especial 1, p. 562-613, set. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/2175-7941. 2012v29nesp1p562/22936>. Acesso em: 15 set. 2019.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIRES JÚNIOR, E. O. A utilização de simulações virtuais no processo de ensino- aprendizagem de Física. João Pessoa: UEPB, 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5406/1/PDF%20-%20Ec%C3%ADlio%20Oliveira%20Pires%20J%C3%BAnior.pdf>. Acesso em: 15 set. 2019.
SANTOS, M. A. et al. Memória IFC- Campus Concórdia: 50 anos de registros e relatos. In: VIII Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. Santa Rosa do Sul, 2015. Disponível em: <http://eventos.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/5/2015/10/MEM%C3%
RIA-IFCprotectunhboxvoidb@xbgroupdef.{Campus}letfuturelet@let@tokenletitshapeCampusegroup-CONC%C3%93RDIA-50-ANOS-DE-REGISTROS-E-RELATOS.pdf> Acesso em: 15 nov. 2019.
VIEIRA, P. D.; KOZLOVA, V.; VALENTE, J. P. Impacto da ferramenta Modellus x a nível mundial. Portugal, 2016. Disponível em: <http://copec.eu/congresses/wccsete2016/proc/works/17.pdf> Acesso em: 15 set. 2019.
VASCONCELOS, C. O. L.; LEÃO, M. F. Uso de experimentos com material concreto e simulações PhET no estudo de cinemática na Educação de Jovens e Adultos. Revista Tecnologias na Educação. V.23, p.1-11, 2017. Disponível em http://tecedu.pro.br/wp- content/uploads/2017/12/Art9-vol. 23-Dezembro-2017.pdf Acesso em 15 set. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).