CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:
UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO
Palavras-chave:
Escrita Científica. Educação profissional e tecnológica. Semana universitária. Popularização da ciência. Curso on-line.Resumo
Este estudo descreve a implementação de um curso de escrita científica realizado pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília durante a Semana Universitária entre 2020 e 2023. O curso, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, teve início durante a pandemia, atendendo à demanda acadêmica na redação de textos científicos. Com abordagem remota, desdobrou tópicos como estruturação do texto científico, ética acadêmica e pesquisa, sendo disponibilizado também para a comunidade em geral, com participantes de diferentes regiões do Brasil e países lusófonos. Realizado via plataforma on-line, o curso apresentou taxa de aprovação superior a 50% em todas as edições, contrariando a média de evasão elevada durante a semana universitária. Esse êxito reflete-se na popularização do discurso científico por meio da didatização dos conteúdos, acesso flexível às tecnologias digitais e avaliações adequadas. Esta experiência contribuiu para a difusão das normas técnicas na redação científica, promovendo a melhoria da qualidade dos textos acadêmicos na comunidade profissional e tecnológica de física.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003a.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003b.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.
BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.
BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília (Orgs.). Texto ou discurso?. São Paulo: Contexto, 2012.
CEAD. Plataforma Aprender 2. Curso de extensão: Escrita científica. CEAD, 2023. Disponível em: https://aprender2.unb.br/course/view.php?id=2387 Acesso em: 04 jan. 2024.
CEAD. Portfólio. Publicações. CEAD, 2024. Disponível em: https://cead.unb.br/cead/portfolio/producao-bibliografica Acesso em: 04 jan. 2024.
COSTA, Marcos Rogério Martins. Letramento científico: contextos, desafios e avanços. Pós-doutoramento. Supervisor: Prof. Dr. Marcello Ferreira. Instituto de Física. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.
COSTA, Marcos Rogério Martins; FERREIRA, Marcello. Letramento científico no século XXI: um estudo de caso da UnB. In: Anais da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares. Porto, Portugal, de 4 a 8 de abril de 2022.
COSTA, Marcos Rogério Martins; GIMENES, Roseli; FERREIRA, Marcello. Letramento científico nas aulas de literatura. Propostas para o ensino de gêneros textuais orais. In: COSTA, Marcos Rogério Martins; GIMENES, Roseli. Letramento científicos em tempos de negacionismo: estudos contemporâneos. Curitiba: Bagai, 2022, p. 11-36.
CRUZ, Roberto Moraes et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, jan-mar. 2020.
DIDIO, Lucie. Leitura e produção de textos: comunicar melhor, pensar melhor, ler melhor, escrever melhor. São Paulo: Atlas, 2013.
DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção, exercícios. São Paulo: Contexto, 2007.
FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Como ler, entender e redigir um texto. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: I. Objetos de estudo. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GARCIA, Othon Maria. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.
GARCEZ, Lucilia Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Gêneros primários e genêros secundários no círculo de Bakhtin: implicações para a divulgação científica. Revista Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 57-79, 2008.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Arnold, 1985.
HILGERT, José Gaston. Procedimentos de reformulação: a paráfrase. In: PRETI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: FFLCH; USP, 1993. p. 103-127.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Tradução de Maria Cecília Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Maria Cecília Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-RUTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola: 2005.
PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
PLATÃO, Francisco; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).