ENSINANDO CONDUÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Propagação de calor. Ensino por investigação. Aprendizagem significativa.Resumo
Por meio de um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, verificamos que os conceitos da termodinâmica ensinados utilizando-se a metodologia do ensino por investigação ainda se concentram no ensino médio. Este trabalho buscou suprir em parte essa lacuna, ao buscar acessar os alunos do ensino fundamental a partir de um ensino mais investigativo e ativo no campo da termodinâmica. Neste sentido, o objetivo foi saber como as atividades baseadas no ensino por investigação e na aprendizagem significativa de Ausubel poderiam proporcionar uma melhor compreensão das formas de propagação de calor. Focou-se no ensino das formas de propagação de calor visando a habilidade (EF07CI03) da Base Nacional Comum Curricular. A sequência didática utilizada propôs uma atividade investigativa sobre condução térmica baseada no modelo de Monk e Dillon. A pesquisa foi feita com alunos do 7o ano de uma escola pública do Distrito Federal. A teoria de Ausubel foi relevante para orientar o planejamento das atividades investigativas traçando ações, como a necessidade de organizadores prévios, para que os alunos tivessem subsunçores suficientes para elaborarem a argumentação durante a aplicação da atividade investigativa. Ao final, os resultados mostraram que os alunos compreenderam adequadamente o que são condutores e isolantes térmicos.
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