Geografia Urbana: escalas, conceitos e temas nas pesquisas orientadas por Amalia Inés Geraiges de Lemos
DOI:
https://doi.org/10.26512/patryter.v9i17.60323Palavras-chave:
cidade; metrópole; urbano; São Paulo; América Latina.Resumo
O texto analisa a trajetória de Amalia Inés Geraiges de Lemos na Geografia, destacando sua experiência como docente, pesquisadora e orientadora na Universidade de São Paulo (USP), por mais de 50 anos, além de sua contribuição científica aos estudos brasileiros e latino-americanos, em temas como metropolização, reestruturação urbana e sociedade de consumo, no contexto da urbanização contemporânea. Seu legado abrange produção intelectual e formação de inúmeros profissionais de diversas partes do Brasil e outros países da América Latina, além de sua contribuição para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Programa de Pós-Graduaçao em Integração da América Latina da USP. O objetivo é analisar o conjunto dos 64 trabalhos orientados pela docente, no mestrado e doutorado, defendidos entre 1988 e 2023, para registrar a amplitude e pluralidade de seus enfoques. Metodologicamente, articulam-se três eixos de análise – escala, conceitos espaciais e conteúdos das pesquisas. O resultado corresponde ao conhecimento em Geografia Urbana e Regional ofertado por Lemos, ao longo de mais de meio século de dedicação à disciplina.
Downloads
Referências
Rizo, S. (2017). A ascensão da paisagem: São Paulo, século XXI. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Azevedo, M. (1991). Itaparica: o futuro de um povo a exploração do espaço de trabalho pelo estado para a capital. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Azevedo, R. (1992). Cortiço: ilha da pobreza cercada de conforto – estudo do fenômeno no Bairro da Vila Mariana (Município de São Paulo). (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Bartos, M. (1997). A cidade de Itu: “Berço da República”, um estudo de Geografia Urbana até a I República (1930). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Bolfe, S. (2003). Tendências e condicionantes das transformações urbanas de Santa Maria-RS. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Boschetti, V. (2004). Da cidade e dos lugares de segregação da cidade: o Programa Social da Mangueira. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Camacho, A. (2008). Fenomenologia de Merleau-Ponty. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Campos, H. (2006). Tiradentes. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Campos, H. (2016). Polarização urbana, identidade territorial e futebol: a zona da mata e Juiz de Fora entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Correa, M. (2000). São Bernardo do Campo – Descaracterização da Paisagem Urbano-Industrial e a Nova Pobreza Urbana. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Costa Silva, F. (2018). Para além do homogêneo: a representação imagética da região Nordeste nos livros de Geografia. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Costa, M. (1988). Cidade 2000: o processo de crescimento da Grande Fortaleza (CE). (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Damiani, A., Soares, B., Oliveira, M., & Fernandes, N. (2007). Elementos sobre a geografia urbana do Sudeste: Por uma agenda nacional comum de ensino e pesquisa em Geografia Urbana. Anais do X Simpósio Nacional de Geografia Urbana – SIMPURB, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Enlace da internet acessível.
Domingues, C. (1994). Formação territorial da Amazônia colombiana: construção pela destruição na economia do gaúcho. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Baca Salcedo, R. (2003). Os centros históricos de Cusco (Peru) e Ouro Preto (Brasil): a residência como instrumento de preservação. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ferreira, W. (2002). O espaço público nas áreas centrais: a rua como referência – um estudo de caso em Uberlândia-MG. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Gatti, F. (2011). Turismo internacional sob o enfoque da política externa de integração regional: potencialidades, perspectivas e experiências turísticas entre Mato Grosso e Bolívia. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Hiákuna, J. (2001). O Bairro do Brás: o espaço do comércio ambulante. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ito, C. (1992). Corumbá: a formação e o crescimento da cidade. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ito, C. (1998). A consolidação do Mercosul: mito e perspectivas de impactos em Mato Grosso do Sul. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Jesus, B. (2020). A institucionalização da integração física sul-americana: uma análise do eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Jesus, P. (2008). Mutirão. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Lima Ramires, J. (1998). A verticalização do espaço urbano de Uberlândia: uma análise da produção e consumo da habitação. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Loro, T. (1995). Espaço e poder na igreja: “A divisão da Arquidiocese de São Paulo”. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Lourenço, L. (2007). A trilha das cidades no Sertão Mineiro no século XVIII. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Luque, S. (2011). Estudo comparativo da gestão dos recursos hídricos na cidade de São Paulo e cidade do México. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Marcelino, J. (2013). As UPP´s na Cidade de Deus – RJ. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Mariani, M. (2001). Geografia e turismo no Paraíso das Águas: o caso de Bonito. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Moraes Sobrinho, A. (2025). A consolidação dos espaços de consumo virtual no Brasil e o papel das grandes redes de comércio varejista. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Moraes, J. (2017). O uso do território cearense pela educação técnica profissional de nível médio integrado e as novas demandas territoriais. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Nagib, G. (2016). Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Nunes, M. (2014). Paisagens clandestinas: a estrutura fundiária como componente da paisagem da zona leste paulistana. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Okamura, J. (2016). Que lugar é esse, União VI? O pertencer às favelas de Londrina-PR. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pires, A. (2014). A expansão territorial e a rede hoteleira e o aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos: a (re)produção de centralidades no município de Guarulhos (SP). (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pires, A. (2019). O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e consumo: interações contemporâneas. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pires, F. (1997). Transporte metroviário em Buenos Aires e São Paulo – período compreendido entre 1910 e 1990. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pires, F. (2004). Políticas públicas de geração de empregos e educação na formação do cidadão para a inclusão social em Buenos Aires e São Paulo (a partir de 1980). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pires, J. (1995). A organização do espaço no mundo tropical: o caso da área atravessada pelas estradas de ferro Carajás-Amazônia Ocidental. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rezende, J. (2014). As territorialidades do comércio de artigos de luxo na cidade de São Paulo: uma atividade milionária. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rezende, J. (2019). As dinâmicas globais da indústria têxtil de moda contemporânea: novos hábitos de consumo. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pereira Silva, B. (2023). Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: um estudo geográfico dos antigos bairros negros. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ribeiro Soares, B. (1988). Habitação e produção do espaço em Uberlândia-MG. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ribeiro, D. (2001). Planejamento e gestão territorial: o município de Atibaia. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rios, L. (2010). O processo de obsolescência nas áreas centrais da cidade de São Paulo: o distrito da Liberdade. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rivadeneira, M. (1994). Separações conjugais em São Paulo e Bogotá nos séculos XVIII e XIX. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rocha, G. (1999). A construção da usina hidroelétrica e redivisão político-territorial na área de Tucuruí (PA). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Roland Berrios Godoy, M. (1994). Degradação ambiental na bacia do Rio Piracicaba-SP: agricultura e industrialização da cana-de-açúcar. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rossi, R. (2020). Espaço urbano, cotidiano e alienação: agroecologia e práxis libertadoras em metrópoles. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Santos Junior, W. (2011). A involução urbana do Rio de Janeiro. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Santos, J. (1991). Gestão do território: a política urbana para o Estado de São Paulo – região de Presidente Prudente. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Santos, R. (2014). Mobilidade precária na metrópole: problemas socioespaciais dos transportes no cotidiano de São Paulo. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Santos, R. (1994). Rochdale e Alphaville: formas diferenciadas de apropriação e ocupação da terra na metrópole paulistana. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, A. (2002). Processo de urbanização em Barueri: a expansão da metrópole. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, J. (1997). Os caminhos da indústria da confecção no país: Londrina (Paraná). (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, R. (2009). Os motoboys no globo da morte: circulação no espaço e trabalho precário na cidade de São Paulo. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Soares, A. (2014). O Brasil na Irlanda: vidas em deslocamento na mobilidade contemporânea. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Soares, B. (1995). Uberlândia da cidade jardim ao portal do Cerrado: imagens e representações no Triângulo Mineiro. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Soares, M. (1996). Heliantros e girassóis: formas criadoras do ensino de Geografia. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Socorro Diniz, M. (1999). Professor de Geografia pede passagem: alguns desafios no início da carreira. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Sousa, T. (2002). O centro das metrópoles latino-americanas: o trabalho informal nas cidades do México e São Paulo. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Valansi, S. (2007). Fala Mangueira: espaço e educação no desenvolvimento da cidadania. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Verti, A. (1998). Metropolização de Campinas: possibilidades no entorno da grande São Paulo. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vieira Neto, J. (2000). A urbanização e a problemática ambiental no Centro-Oeste do Brasil: o caso de Rondonópolis-MT. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vieira, M. (1988). Relações de trabalho no cinturão verde da cidade de São Paulo – área de Cachoeira na pré-serra da Cantareira. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vieira, M. (1994). O processo de desenvolvimento econômico do centro-oeste paulista: a pequena e média empresa do setor metal-mecânico. (Tese de Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Ribeiro Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informamos que a Revista Patryter está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDer
Autores que publicam na Revista PatryTer concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDer
- A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Quando da submissão do artigo, os(as) autores(as) devem anexar como documento suplementar uma Carta dirigida ao Editor da PatryTer, indicando os méritos acadêmicos do trabalho submetido [relevância, originalidade e origem do artigo, ou seja, oriundo de que tipo de investigação]. Essa carta deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as).
- Autores autorizam a Revista PatryTer a veicular o artigo em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista PatryTer.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científicos apresentados ao Conselho Editorial da Revista PatryTer.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não- exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
