Gobernanza, hábitat y participación. Archipiélago de Bosques y Selvas de la Región Capital de Veracruz, México
DOI:
https://doi.org/10.26512/patryter.v6i11.40542Palavras-chave:
entorno natural. comunidad. desarrolloResumo
En la búsqueda de estrategias para el manejo adecuado de áreas naturales protegidas, esta investigación se encamina a establecer parámetros socioespaciales en la interfase urbano-rural y su transformación del medio natural al antrópico. Se analiza específicamente la Zona Metropolitana de Xalapa, Veracruz, pues en esta área existe una estrecha relación entre los asentamientos humanos y un área natural protegida que enmarca la mancha urbana. El objetivo es definir estrategias de transformación espacial a través de la participación, la gestión y la gobernanza, para fomentar un desarrollo integral sostenido, mediante el uso de metodologías mixtas en temas de hábitat, habitabilidad y desarrollo en el estudio del Corredor Biológico Multifuncional de la Región Capital del Estado de Veracruz (CBMRCEV). Como conclusiones se presentan evidencias de la construcción social de la identidad a través de un proceso paulatino, donde destaca el desarrollo integral y se fortalece el autoconsumo, la autogestión y el autodesarrollo.
Downloads
Referências
Beraún, J., & Beraún, A. (2008). Dinámicas socioterritoriales en espacios neorrurales: La metamorfosis de la comunidad campesina San Pedro de Yanahuanca. Revista Investigaciones Sociales, 12(20), 85-102. https://doi.org/10.15381/is.v12i20.7169
Castells, M. (2001a). La era de la información: Economía, sociedad y cultura (vol. 1). México: Siglo XXI.
Castells, M. (2001b). La era de la información: Economía, sociedad y cultura. Volúmen II: El poder de la identidad. México: Siglo XXI.
Etzioni, A. (1993) The Spirit of Community: The Reinvention of American Society. New York: Touchstone.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PatryTer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informamos que a Revista Patryter está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDer
Autores que publicam na Revista PatryTer concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDer
- A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Quando da submissão do artigo, os(as) autores(as) devem anexar como documento suplementar uma Carta dirigida ao Editor da PatryTer, indicando os méritos acadêmicos do trabalho submetido [relevância, originalidade e origem do artigo, ou seja, oriundo de que tipo de investigação]. Essa carta deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as).
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista PatryTer, que poderá veicular o artigo na Revista PatryTer e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista PatryTer.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista PatryTer.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não- exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).