Estudar em paz: Mediação de conflitos no contexto escolar

Palavras-chave:

Mediação social. Cultura de paz. Escola. Conflito.

Resumo

O projeto "Estudar em Paz: Mediação de Conflitos no Contexto Escolar" é um Projeto de Extensão de Ação Contínua - PEAC da Universidade de Brasília/UnB, cuja unidade de origem é o NEP - Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos. O PEAC tem como objetivo levar a cultura da mediação para as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, por meio da formação de mediadores sociais na escola (alunos, professores, corpo técnico-administrativo e pais/responsáveis) e da divulgação dos valores da Cultura de Paz, dos direitos humanos, de justiça e cidadania. O PEAC pertence à linha temática "Direitos Humanos e Justiça".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSSAVIT, J-L; GLAESNER, D.; ROYER, R-M. Referentiels de la Mediation Sociale. CREPAH, France, 2002.
BUSH, R. A. Baruch; FOLGER, J. P. La promesa de mediación. Buenos Aires: Granica, 2006.
CANDAU, Vera Maria. Por uma cultura da paz. Revista Nuevamerica Rio de Janeiro: Novamerica, n. 86, 2000.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.
CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petropólis/RJ: Vozes, 1998.
DEBARBIEUX, Éric. Violência na escola: um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget, 2006.
DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1988.
DEMO, Pedro. Pobreza da Pobreza. Petrópolis: Vozes, 2003.
FRANÇA. Une nouvelle ambition pour les villes. Rapport à monsieur Claude Bartolone, ministre delegue à la Ville et Monsieru Paul Picard. 2000. Disponível em: <i.ville.gouv.fr/divbib/doc/rapbrevanpicard.pdf>.
FRANÇA. Referentiels de la mediation sociale ”“ Rapport final. V. 1. Délégation Interministérielle à la ville (DIV). Direction Île de France-
-Atlantique (CHEPAH). 2002. Disponível em: <i.ville.gouv.fr/divbib/doc/DIV-Volume1.pdf>.
FRANÇA. Referentiels de la mediation sociale. V. II. Les emplois-repere : activites et competences. Délégation Interministérielle à la ville
(DIV). Direction Île de France-Atlantique (CHEPAH). 2002. Disponível em: <i.ville.gouv.fr/divbib/doc/DIV-VolumeII.pdf>.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro,
2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
GALTUNG, Johan. Cultural Violence. Journal of Peace Research. V. 27, n. 3 (aug., 1990), p. 291-305. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/423472>.
PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SIX, Jean-François. Dinâmica da Mediação. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Estudar em paz: Mediação de conflitos no contexto escolar. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23456. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.