Tecendo Saberes: Extensão Universitária e Desenvolvimento Comunitário no Polo UnB Paranoá e Itapoã

Weaving Knowledge: University Extension and Community Development at the UnB Paranoá and Itapoã

Autores/as

Palabras clave:

Extensão Universitária, Desenvolvimento Comunitário, Cultura Local, Inclusão Social

Resumen

O Polo de Extensão Paranoá e Itapoã da Universidade de Brasília (UnB), integrado à Rede de Polos de Extensão, desempenha um papel crucial no desenvolvimento comunitário e na interação acadêmica-sociocultural. O estudo aborda a necessidade de atender demandas locais por meio de ações que promovam inclusão social e fortaleçam os vínculos entre universidade e comunidades nas Regiões Administrativas do Paranoá e Itapoã do Distrito Federal, Brasil. O presente artigo descreve as atividades de 2023 dos projetos de extensão do Polo, compreendendo seu impacto na qualidade de vida e na preservação da identidade cultural local, em busca de uma educação inclusiva e transformadora. A metodologia de descritiva de relato de experiencia, juntamente com a análise documental dos relatórios de atividades dos projetos de extensão e revisão de literatura. Os resultados destacam a diversidade e o impacto positivo das ações realizadas, reafirmando a importância da extensão universitária como agente de mudança positiva no desenvolvimento sustentável e na promoção da inclusão social, por meio do engajamento colaborativo entre academia e sociedade. As atividades que tiveram o maior impacto social foram o II Fórum Local do Polo de Extensão Paranoá e Itapoã, a implantação e manejo da horta pedagógica na Escola Classe 502 do Itapoã, e o projeto “Cordelando Histórias” que promove a integração cultural na educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Luíza Silva de Sousa, Universidade de Brasília

Karen Luíza Silva de Sousa possui graduação em Pedagogia (2014) e especialização em Docência e Gestão da Educação Superior (2016), ambos pela Universidade Estadual de Goiás. Além disso, concluiu seu mestrado profissional em Gestão Pública (2021) pela Universidade de Brasília. Com uma sólida formação acadêmica e experiência profissional, Karen se destaca como uma educadora comprometida com a excelência e a inovação na educação.

Citas

ALMEIDA, M.; SANTOS, L. Extensão universitária e impacto social: O caso do Paranoá. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 2, p. 45-62, 2020.

ALVES, R. S. Desenvolvimento de ações territoriais integradas: o caso do Polo UnB Paranoá. Revista de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 65-78, 2022.

COSTA, R. Desenvolvimento urbano no Distrito Federal: Um estudo de caso do Paranoá. Urban Studies Journal, v. 10, n. 1, p. 78-95, 2019.

FERREIRA, A. B.; OLIVEIRA, D. S. Impactos da extensão universitária na formação acadêmica: um estudo de caso na Universidade de Brasília. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 2, p. 235-251, 2018.

FERNANDES, J. Sustentabilidade e preservação ambiental no Paranoá. Journal of Environmental Studies, v. 8, n. 3, p. 112-129, 2020.

GOMES, P. A importância da UnB para o desenvolvimento regional: Um olhar sobre o Paranoá. Education and Development Journal, v. 7, n. 1, p. 34-51, 2021.

LIMA, S.; AZEVEDO, T. História e transformação urbana do Paranoá. Revista de História Urbana, v. 5, n. 1, p. 23-40, 2014.

MENDES, R. Movimentos sociais e reivindicações educacionais no Paranoá. Brazilian Journal of Social Movements, v. 11, n. 1, p. 56-72, 2016.

NOGUEIRA, V.; MARTINS, F. A urbanização e as dinâmicas sociais no Paranoá. Sociologia Urbana, v. 9, n. 2, p. 90-110, 2015.

OLIVEIRA, D.; FERREIRA, E. Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no Paranoá. Journal of Sustainable Development, v. 13, n. 1, p. 78-95, 2021.

OLIVEIRA, T. Extensão universitária na UnB: Conquistas e desafios. Revista Brasileira de Educação Superior, v. 10, n. 1, p. 45-60, 2015.

PEREIRA, L.; COSTA, J. A evolução do Itapoã: História e urbanização. Journal of Urban Development, [sem volume], n. [sem número], p. [sem página], 2018.

REICHRATH, S. Extensão universitária: origens, evolução e perspectivas no Brasil e no mundo. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 2, p. 113-128, 2018.

SILVA, R. M. Extensão universitária e inclusão social: um estudo comparativo entre diferentes modelos. Revista Brasileira de Educação Superior, v. 5, n. 1, p. 89-102, 2020.

SOUZA, A. B.; LIMA, F. R. Contribuições da extensão universitária para a formação cidadã: um olhar a partir do Polo de Extensão da UnB no Paranoá. Cadernos de Educação e Cidadania, v. 15, n. 2, p. 55-68, 2021.

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

MOREIRA, Lucas; SOUSA, Karen Luíza Silva de. Tecendo Saberes: Extensão Universitária e Desenvolvimento Comunitário no Polo UnB Paranoá e Itapoã: Weaving Knowledge: University Extension and Community Development at the UnB Paranoá and Itapoã. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 184–200, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/54523. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.