A importância do projeto de extensão de atendimento a equinos (Projeto Carroceiro - UnB) para o bem-estar animal, a saúde coletiva e a formação universitária durante o período da pandemia de COVID-19
Palabras clave:
Equinos de tração. Carroceiros. Saúde. Pandemia.Resumen
Em parceria com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI-DF), o Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB (HVET-UnB) recebe e presta atendimento aos equídeos maltratados, com suspeita de doenças infectocontagiosas, errantes ou cadastrados nesta Secretaria, por meio da ação de Extensão “Projeto Carroceiro”, oferecendo aos animais atendimento
clínico e cirúrgico, além de exame de imagens, laboratoriais e histopatológicos. Após aprovação da lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal, o número de animais abandonados e atendidos pelo HVET-UnB tem aumentado, e mesmo durante a pandemia, 101 equídeos foram atendidos, encaminhados pela SEAGRI-DF. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo retrospectivo dos atendimentos do Projeto Carroceiro no período citado anteriormente, evidenciando a relevância do Hospital Veterinário na prestação de serviços essenciais para a população, sendo de vital importância para o ensino, o atendimento da atividade de Extensão, cuidados com os pacientes, controle de zoonoses e atuação da Medicina Veterinária na Saúde
Pública em tempos de pandemia.
Descargas
Citas
IBGE – INSTITUTO BRASILEITO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário de 2021. Disponível em https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria; Acesso em 06 de outubro de 2022.
LEITÃO, M.V.N.; CANTARINO, L. Hospital escola de grandes animais: papel na vigilância de zoonoses de importância em saúde pública. PUBVET, v.15,n.07, a874, p.1-6, 2021.
MARANHÃO, R.P.A.; PALHARES, M.S., MELO, U.P. et al. Afecções mais frequentes do aparelho locomotor dos equídeos de tração no município de Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.1, p.21-27, 2006.
OLIVEIRA, L.M., MARQUES, R.L., NUNES, C.H., et al. Carroceiros e equídeos de tração: um problema sócio-ambiental. Caminhos de Geografia. v.8, p.204–216, 2007.
SEGAT, H.J.; BRAGA, D.N.; SAMOEL, G.V.A.; PORTO, I.P.Ó.; WEIBLEN, C.; RODRIGUES, F.S.; VOGEL, F.S.F.; PEREIRA, D.I.B.; SANGIONI, L.A.; BOTTON,S.A. Equinos urbanos de tração: interação social, sanidade e bem-estar animal. Revista Investigação. v.15, n.4, p.71-76, 2016.
REZENDE, H.H.C. Impacto ambiental, perfil sócio-econômico e migração dos carroceiros em Belo Horizonte do setor formal para o informal no período de 1998 a 2003. 2004. 61f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Cirurgia) - Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Participação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.