A importância do projeto de extensão de atendimento a equinos (Projeto Carroceiro - UnB) para o bem-estar animal, a saúde coletiva e a formação universitária durante o período da pandemia de COVID-19
Keywords:
Equinos de tração. Carroceiros. Saúde. Pandemia.Abstract
Em parceria com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI-DF), o Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB (HVET-UnB) recebe e presta atendimento aos equídeos maltratados, com suspeita de doenças infectocontagiosas, errantes ou cadastrados nesta Secretaria, por meio da ação de Extensão “Projeto Carroceiro”, oferecendo aos animais atendimento
clínico e cirúrgico, além de exame de imagens, laboratoriais e histopatológicos. Após aprovação da lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal, o número de animais abandonados e atendidos pelo HVET-UnB tem aumentado, e mesmo durante a pandemia, 101 equídeos foram atendidos, encaminhados pela SEAGRI-DF. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo retrospectivo dos atendimentos do Projeto Carroceiro no período citado anteriormente, evidenciando a relevância do Hospital Veterinário na prestação de serviços essenciais para a população, sendo de vital importância para o ensino, o atendimento da atividade de Extensão, cuidados com os pacientes, controle de zoonoses e atuação da Medicina Veterinária na Saúde
Pública em tempos de pandemia.
Downloads
References
IBGE – INSTITUTO BRASILEITO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário de 2021. Disponível em https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria; Acesso em 06 de outubro de 2022.
LEITÃO, M.V.N.; CANTARINO, L. Hospital escola de grandes animais: papel na vigilância de zoonoses de importância em saúde pública. PUBVET, v.15,n.07, a874, p.1-6, 2021.
MARANHÃO, R.P.A.; PALHARES, M.S., MELO, U.P. et al. Afecções mais frequentes do aparelho locomotor dos equídeos de tração no município de Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.1, p.21-27, 2006.
OLIVEIRA, L.M., MARQUES, R.L., NUNES, C.H., et al. Carroceiros e equídeos de tração: um problema sócio-ambiental. Caminhos de Geografia. v.8, p.204–216, 2007.
SEGAT, H.J.; BRAGA, D.N.; SAMOEL, G.V.A.; PORTO, I.P.Ó.; WEIBLEN, C.; RODRIGUES, F.S.; VOGEL, F.S.F.; PEREIRA, D.I.B.; SANGIONI, L.A.; BOTTON,S.A. Equinos urbanos de tração: interação social, sanidade e bem-estar animal. Revista Investigação. v.15, n.4, p.71-76, 2016.
REZENDE, H.H.C. Impacto ambiental, perfil sócio-econômico e migração dos carroceiros em Belo Horizonte do setor formal para o informal no período de 1998 a 2003. 2004. 61f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Cirurgia) - Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Participação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.